01
dez2021 quarta
10h30 Até 17h00

Comemoração dos 650 anos da constituição da vila do Cadaval

Cadaval
Biblioteca Municipal e Praça da República
Animação Cultural

Sinopse

O Município comemora, no próximo dia 1 de dezembro, os 650 anos da constituição da vila do Cadaval por carta régia, concedida por D. Fernando no ano de 1371. Para assinalar este marco histórico, a Câmara Municipal promove um dia festivo, que incluirá palestra, mostra e recriação histórica, eventos que valerá a pena presenciar. Participe!

Pelas 10h30, decorrerá, na Biblioteca Municipal, a palestra “O ano de 1371 no Cadaval”, que contará com a presença e intervenção da Professora Doutora Manuela Santos Silva (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), autora do livro “O Primeiro concelho do Cadaval (1371 – 1496) ”.

 

De seguida, terá lugar, no mesmo local, uma mostra do Livro 1 da Chancelaria do Rei D. Fernando, onde consta a Carta de Constituição da Vila original, um documento com mais de seis séculos, cedido pela Direção-Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas.

 

Pelas 15h00, acontecerá um momento de recriação histórica, com início de desfile junto ao edifício da Biblioteca e Museu Municipais, seguindo depois pela Rua 13 de Janeiro até à Praça da República, onde será feita a recriação de todo o momento histórico de constituição da vila cadavalense, sucedido há 650 atrás. A não perder!