19
mar2022
11h00
Até
21
mar2022 segunda
20h00

Compostival - Saúde da Terra, Nossa Saúde

Peniche
Recinto no Bairro de Santana, Peniche
Natureza Multidisciplinar Pensamento Artes Plásticas Artesanato Cinema Música
Clube do Bairro de Santana

Sinopse

Compostival 

 

19, 20 e 21 de Março, Bairro de Santana, Peniche

Esta é a Era da responsabilidade cívica e ambiental! Ser cidadão em 2022 é ser participante ativo nos espaços onde nos inserimos, é cooperar e colaborar com quem habita as nossas vidas para que estas sejam felizes e saudáveis. 

Convidamos toda a comunidade a participar e a visitar o Compostival, um evento de três dias, entre 19 e 21 de março no Bairro de Santana em Peniche! Vamos desmistificar os temas contíguos à sustentabilidade, para percebermos de uma vez por todas a sua verdadeira importância e pôrmos em prática esta forma de vida. Os nossos hábitos de consumo estão a perpetuar um ciclo vicioso de colapso ecológico. Que soluções podemos adotar? Que ferramentas podemos usar para nos respeitarmos a nós próprios, aos outros e a outras espécies?  

Teremos um programa de oficinas e palestras que vai trazer saberes para todos: reutilização de produtos alimentares, como desenhar um jardim, que papel tem a legislação nestas questões, e muitos mais. Vamos também inaugurar e convidar a comunidade a participar na produção de uma Horta Partilhada, que inclui um espaço destinado à compostagem. Vamos refletir sobre a importância do nosso habitat e desfrutar dele através da arte e de jogos ao ar livre. 

Como é que a saúde da terra é a nossa saúde é a grande questão que queremos colocar. Vivemos em comunidade e o ambiente que nos une é nosso. Nosso e das gerações vindouras. Por isso, o Bairro de Santana dá as boas vindas a todos aqueles que queiram saber mais sobre sustentabilidade ambiental. Sustentabilidade é uma filosofia - e não uma estratégia de marketing -  e pode ser aplicada a todos os aspetos da nossa vida. Vamos focar-nos na economia circular, aceitar que os recursos deste planeta são finitos e proclamar aos quatro ventos que a saúde é a palavra de ordem e que o bairrismo se pode tornar numa onda contagiante de respeito e bem estar. 

A Rua Mais é um exercício de design participativo com o propósito de tornar os espaços públicos em que vivemos - as ruas, os bairros, os largos - mais habitáveis e saudáveis. A nossa intenção é experimentar e desenvolver soluções com os habitantes e demonstrar os efeitos dessas melhorias e da participação ativa na saúde das pessoas e da cidade. 

A Matéria Cíclica proporciona plataformas, ferramentas e estratégias para a transição para uma cultura econcêntrica. Fazemos isso através da economia circular e usamos a arte contemporânea como modo de reflexão, focando-nos na nossa relação entre o local e o global. 

O Compostival é um evento que integra o projeto Rua Mais e tem o apoio do programa Bairros Saudáveis. O programa do festival irá sendo apresentado em www.ruamais.com/compostival . Todos podem participar neste projeto através do nosso grupo de discussão de facebook, e convidamos a visitar a página da Matéria Cíclica assim como da Rua Mais para mais informações sobre as nossas atividades e missão.