03
dez2020 quinta
11h00 Até 13h00

Conferência de Imprensa | Lançamento do Projeto “Museu na Aldeia”

Pedrógão Grande
Mosteiro, Pedrógão Grande Mosteiro, Pedrógão Grande
Museus

Sinopse

No Próximo dia 03 de dezembro (quinta-feira), acontece a Conferência de Imprensa para o Lançamento do Projeto “Museu na Aldeia”, um programa que procura oferecer cultura a públicos que não têm, normalmente, possibilidade de usufruir desta.

O projeto SAMP “Museu na Aldeia” procura oferecer cultura a idosos de territórios com baixa densidade populacional, melhorando a qualidade de vida de todos os envolvidos. Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento da esperança média de vida e de redes de suporte aos mais velhos, porém, observa-se, ainda, um claro défice de cuidados e atividades que promovam a capacitação social, psicológica, emocional e cultural, em especial de idosos isolados, ainda independentes. É neste sentido que surge o projeto “Museu na Aldeia”, que, acima de tudo, tem como principal objetivo ajudar a combater e reduzir a solidão e isolamento que acima a atual situação pandémica veio acentuar o problema, principalmente desta faixa da população, que antes já necessitava de maior atenção.

Este projeto é direcionado a idosos ainda autónomos com mais de 65 anos, dos 26 municípios da Rede Cultura 2027, que vivem em ambientes rurais isolados e demograficamente mais reduzidos, impedidos de aceder à Cultura. Através de um programa artístico e cultural diferenciador, os profissionais SAMP, em articulação com profissionais dos respetivos Museus envolvidos, levam peças de Museu às diferentes aldeias para serem reinterpretadas pelos respetivos idosos residentes. Posteriormente, será a aldeia a ir até ao Museu e apresentar o seu momento e criação cultural.

“Museu na Aldeia” é financiado pelo POISE - Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social e tem como investidor social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda parceiros como as Câmaras Municipais e Museus da Rede Cultura 2027 - Leiria, entre tantos outros que se vêm juntando a esta inovadora iniciativa. Com o intuito de melhor avaliar o impacto gerado do projeto, contamos também com o importante apoio do Politécnico de Leiria.

Ficha técnica

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
Lançamento do Projeto "Museu na Aldeia"
Comunidade "Mosteiro" - Pedrógão Grande | Localização
3 de dezembro, quinta-feira | 11h00

 

Para acompanhar a partir do website SAMP, através da página SAMP Play, ou no canal de YouTube SAMP, onde poderão colocar todas as questões e observações que desejarem.