22
Jul2020 Quarta
21h00 Até 22h30

Congresso da Rede Cultura 2027 - Regresso a Valores

Pedrógão Grande
Igreja Matriz de Pedrógão Grande
Pensamento Música

Sinopse

No dia 22 de Julho, o ciclo Congresso às Quartas do Congresso da Rede Cultura 2027 – O Futuro a Nossa Cidade estará em Pedrógão Grande, no Adro da Igreja Matriz. Este monumento nacional, cuja construção remonta ao século XII, será o cenário para a reflexão, aliando o passado ao futuro. A sessão será subordinada ao tema Regresso a Valores, olhando especialmente para a cultura e as artes no contexto da recuperação da crise pandémica. Para esta conversa, foram convidados Rui David (jornalista, músico e compositor), Geraldo Mário (padre da paróquia de Pedrógão Grande), Sofia Carmo (técnica superior do Município, responsável pela gestão do Ambiente e Turismo) e Noémia Barão (professora e delegada escolar aposentada), responsável pela moderação da sessão.


De que lado do futuro ficará a arte e a cultura na fase de recuperação da crise pandémica? Como lidará com tendências recentes como o aumento das desigualdades sociais, a ascensão dos regimes autocráticos, a disseminação de populismos e nacionalismos, a degradação ambiental? Para que comunidade nos vai convidar: a democracia, a cidadania, o cosmopolitismo, a solidariedade e a hospitalidade, a Europa? Estes serão alguns dos temas a abordar nesta sessão do Congresso da Rede Cultura 2027, que estará em Pedrógão Grande, no dia 22 de Julho.

Esta sessão contará ainda com dois momentos musicais a cargo da soprano Carolina Luís, actualmente a estudar no Koninklijk Conservatorium, nos Países Baixos, e Rui David. Esta sessão, como sempre às quartas, terá início às 21h00 e será transmitida em direto no facebook da Rede Cultura 2027.