07
Set2019 Sábado
21h30
Até
04
Set2019 Quarta
22h20

Consonância Piano e Teatro Dom Roberto

Alcobaça
Cine-Teatro de Alcobaça
Teatro

Sinopse

Consonância

Piano e Teatro Dom Roberto

Consonância é um projecto que junta duas artes de palco que têm em comum o domínio do improviso e a consonância pelo movimento livre na musicalidade e na teatralidade. No ano em que o teatro tradicional itinerante de marionetas português - Dom Roberto - está prestes a entrar para a lista de Património imaterial de Portugal,  José Gil, marionetista da companhia S.A.Marionetas e executante deste teatro com origem no século dezoito, junta-se ao pianista Daniel Bernardes para uma aventura de sons, movimentos e emoções criando uma realidade por vezes abstracta num paralelo teatral tradicional com sons de modernidade. Dois executantes dos seus saberes num jogo improvável entre um piano e o teatro Dom Roberto.

 

Apresenta-se em estreia absoluta dia 07 de Setembro no Cine -Teatro de Alcobaça pelas 21h30 integrado na 22ª edição do festival Marionetas na Cidade. 

entrada €5.00 - maiores de 4 anos 

 

Daniel Bernardes

Nasce em Alcobaça a 26 de Junho de 1986. Começou a estudar piano aos 5 anos de idade e aos 18 muda-se para Paris, admitido na prestigiada École Normale de Musique de Paris. Regressa a Portugal para se dedicar ao Jazz, estudando com Filipe Melo na Escola de Jazz Luíz Villas-Boas, ingressando depois na Escola Superior de Música de Lisboa onde, pela mão de João Paulo Esteves da Silva, se torna no primeiro Licenciado em Piano Jazz desta instituição. Frequenta actualmente o Doutoramento em Artes Musicais da Universidade Nova de Lisboa. Em 2010 apresenta o seu trio na Casa da Música com o qual lança, em 2013, o seu disco de estreia "Nascem da Terra". Desenvolve também uma actividade intensa enquanto compositor na procura de mesclar os universos do jazz e da música erudita sendo galardoado com a Bolsa Jovens Criadores do Centro Nacional de Cultura pelo projecto "Daniel Bernardes' Crossfade Ensemble", e, em colaboração com os Drumming Grupo de Percussão, cria "A Liturgia dos Pássaros" um projecto em homenagem a Olivier Messiaen. A partir das recolhas de Michel Giacometti cria "O Rondó da Carpideira" um espectáculo multi-disciplinar em parceria com o saxofonista Mário Marques e o artista multimédia Gonçalo Tarquínio. Trabalha igualmente para Teatro assumindo a direcção musical de "Cimbelino" de W. Shakespeare com encenação de António Pires para o Teatro do Bairro assim como de "Sweet Home Europa" de D. Carnevali com encenação de João Pedro Mamede, numa produção do Teatro Nacional D. Maria II. Estreia-se em cinema com a Banda Sonora de "Peregrinação" de João Botelho.
Pianista - Compositor

Doutorando em Artes Musicais na FCHS da Universidade Nova de Lisboa
Mestre em Performance Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa

 

José Manuel Valbom Gil

Nasceu em Alcobaça em 1968. Doutorando e Mestre em Teatro actor/marionetista pela Universidade de Évora, é membro fundador e dir. artístico da S.A.Marionetas. Conviveu com um dos últimos mestres bonecreiros portugueses António Dias tendo aprendido assim o teatro de robertos. Presidente da UNIMA Portugal de 2009 a 2017. Membro da Comissão Europeia da UNIMA Internacional. Investigador do teatro de marionetas tradicional português é autor do livro Teatro Dom Roberto - o teatro tradicional itinerante português de marionetas - o saloio de Alcobaça e os novos Palheta. Teve formação com Manuel Dias, Isabel Andréa, Francisco Esteves, Isabel Alves Costa, João Paulo Cardoso, Michel Broquin, Christian le Diourom, Dan Bishop, Glyn Edwards, Jean Luc Courcuolt, Gaspare Nasuto, Christine Zurbach, Igor Gandara, Compagnie Philippe Genty, Heather Henson e Bernd Ogrodnik. É autor de mais de 40 textos dramáticos para teatro de marionetas. Foi coencenador da Ópera Barroca de Marionetas As variedades de Proteu de António José da Silva em 2005. É co-autor do espectáculo TUBIC com o tubista Sérgio Carolino, do espectáculo A Caixa de Pandora com a CeDeCe e A Tempestade de Shakespear com a PuppetLink de Inglaterra. Trabalhou com a Cª Royal de Luxe no projecto O Gigante de Santa Maria da Feira. Participa em diversos festivais internacionais tendo visto o seu trabalho premiado em Praga, Chengdu, Jakarta e Banguecoque. Viu ainda o seu trabalho reconhecido pelo prémio Prémio Afonso Lopes Vieira, categoria de Artes e Espectáculo 2006, Alcoa d’Oro 2013 e Melhor Produção TMN 2002 vídeo Question of Love, The Gift. É o encenador do espectáculo "Mãezinhas" da ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve no projecto VATe. Em 2017 faz as marionetas da versão portuguesa do musical Avenida Q e cria, produz e apresenta o espetáculo multidisciplinar de grandes dimensões LUMÉN uma história de amor.

Doutorando em história da arte na Universidade de Évora.
Mestre em Teatro pela Universidade de Évora.

Ficha técnica

Original | Daniel Bernardes e José Gil

Produção | S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos