09
dez2021 quinta
21h30 Até 23h00

"Contos ao Pôr do sol – um conto por dia”

Leiria
Teatro Miguel Franco
Teatro

Sinopse

Durante praticamente todo o período mais agressivo da pandemia, o Estado de Emergência de 2020/21, O Nariz Teatro, criou, através das suas plataformas sociais a rubrica“Contos ao Pôr-do-sol – um conto por dia” com a colaboração de contadores e músicos de Leiria, bem como de outros intérpretes parceiros oriundos de outras partes do país e estrangeiro. Todos os dias, à hora do Pôr-do-sol, deu-se voz a diversas narrativas e à nossa cultura imaterial, sendo os contadores de histórias e narradores orais envolvidos, os mediadores fundamentais na passagem de conhecimento, proporcionando a milhares de pessoas – de diversas idades – momentos de cultura e de lazer em tempos de confinamento.

Os 30 contos que agora se reúnem aqui como instrumento pedagógico a explorar, memória de um tempo e valorização da arte milenar de contar e ouvir contar uma história, é só parte desse grande acervo, que diariamente se construía e aumentava.

Escolhemos exclusivamente contos da tradição oral, contados sem recurso ao registo escrito, e procurando abarcar um leque alargado de contadores que nos chegaram de muitos países – Portugal, Cabo Verde, Itália, Espanha, Brasil, Argentina e Inglaterra.

Todos os contos estão como foram publicados originalmente sem recurso a uma segunda gravação inevitavelmente feita já num outro tempo e clima emocional, por isso a qualidade da gravação e alguns defeitos de narração e/ou dicção eram, nalguns casos, demasiado evidentes ou perturbadores impedindo a sua publicação aqui.

O nosso sincero agradecimento a todos os contadores que fizeram dos “Contos ao Pôr-do-sol – um conto por dia” um grande sucesso e, sobretudo, uma inesquecível aventura de companheirismo e solidariedade.

Um agradecimento que se estende neste novo formato, nesta nova aventura, aos ilustradores e intérpretes de língua gestual portuguesa que dão, também eles, corpo e alma a este, interminável, projecto.

 

Organização: O Nariz Teatro