| CULTURA EM CASA | LENDA DAS AMENDOEIRAS EM FLOR
Sinopse
“… uma história de amor, vivida entre uma bela princesa do norte da Europa e de um rei mouro, que teve um feliz e encantador enlace final graças à floração das amendoeiras mandadas plantar por aquele, para que a princesa se curasse da nostalgia das neves do seu país”.
Ficha técnica
MUNICÍPIO DE OURÉM
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OURÉM
Outras informações
Na obra "Lendas de Portugal", de Gentil Marques, também se retratam "Lendas de Mouras e Mouros". Quase todas as terras e populações de Portugal têm na sua memória uma qualquer história relativa aos mouros, seja por herança direta da ocupação muçulmana da região, ou por apropriação do mito mouro para caracterizar qualquer acontecimento anterior ao domínio cristão da península (a presença muçulmana no território hoje português durou perto de 500 anos e a cultura islâmica deixou fortes vestígios no modus vivendi da Península Ibérica), a verdade é que o nosso imaginário se encontra povoado por histórias de reis e guerreiros mouros e de princesas e mouras encantadas.
Prevalecendo o encontro civilizacional entre a cristandade e o mundo islâmico, contam-se lendas plenas de amores, batalhas e emoções, onde um mundo mágico ganha forma diante da nossa imaginação.