11
Jun2020 Quinta
17h00
Até
12
Jul2020 Domingo
23h00

| CULTURA EM CASA | VISITAS GUIADAS-PATRIMÓNIO DE OURÉM (III)

Ourém
LANÇAMENTO "ONLINE" A PARTIR DO LINK https://www.facebook.com/municipiodeourem
REDE 2027 EM CASA Animação Cultural Monumentos Museus

Sinopse

Antiga Casa dos Magistrados

A cidade de Ourém, sede do concelho de Ourém, é composta pelo núcleo urbano localizado no seu coração. Engloba parte de duas freguesias: N.ª S.ª das Misericórdias e N.ª S.ª da Piedade.

Na primeira localiza-se o núcleo histórico, Vila Medieval de Ourém, desenvolvido em torno do Castelo de Ourém. Na segunda, mais moderna, localizam-se os serviços públicos fundamentais à dinâmica do município.

Após a destruição causada pelo terramoto de 1755, a população residente no núcleo histórico instalou-se no sopé do morro do Castelo, a demografia aumentou e os serviços transferiram-se para aí.

Em 1841, e por Alvará de D. Maria II, este local no vale passou a denominar-se Vila Nova de Ourém. Em 1991, foi elevada a cidade e o seu nome oficial é apenas Ourém.

Construído em finais do século XIX, para alojar os magistrados do concelho, foi durante o século XX usado para outros fins como Delegação de Saúde e Delegação Escolar de Ourém. O edifício preserva o essencial das características primitivas, tendo sido suprimidas as águas furtadas existentes em início do século XX. Atualmente propriedade municipal, acolhe projetos culturais, no âmbito da música e outras artes.

Ficha técnica

MUNICÍPIO DE OURÉM

MUSEU MUNICIPAL DE OURÉM