Cursos de Verão do Santuário de Fátima | 5.ª edição. Fátima e a Arte: o Santuário, a Iconografia, a Cidade e a Museologia
Sinopse
SINOPSE
O Departamento de Estudos do Santuário de Fátima tem promovido, com periodicidade anual, os Cursos de Verão a pensar nos investigadores que pretendam estudar o fenómeno de Fátima. A edição de 2020 trabalha o tema da arte em Fátima, procurando analisar as construções físicas que, através das diferentes estéticas, materializam o Santuário de Fátima e ainda toda a iconografia que em Fátima e de Fátima nasce e se difunde por todo o mundo. A inserção e ligação do Santuário de Fátima à malha urbana de uma cidade que nasce a partir de 1917 e, bem assim, as formas que a Museologia encontrou para abordar a temática de Fátima são especial objeto de análise a que se juntam os objetos religiosos típicos do lugar e que reclamam dos investigadores análise atenta e descomprometida em ordem à sua apreciação enquanto artefactos culturais.
Ficha técnica
OBJETIVOS
. conhecer as fontes históricas para a interpretação da arte e património relacionados com Fátima
. analisar as principais linhas artísticas e urbanísticas do Santuário de Fátima
. identificar implicações transversais do património artístico de Fátima
. interpretar a iconografia específica de Fátima
. apresentar as principais abordagens museológicas ao fenómeno de Fátima
. estudar em abordagens multidisciplinares aspetos específicos das manifestações artísticas a patrimoniais de Fátima
FORMADOR
Marco Daniel Duarte é diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, onde dirige o Arquivo e a Biblioteca, e do Museu do Santuário de Fátima. É ainda diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.
Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido a sua investigação no âmbito dos estudos da Iconografia e da Iconologia, e, bem assim, no âmbito de diferentes temáticas relacionadas com o pensamento humano no contexto da História de Fátima.
Pertence à Academia Portuguesa da História, como Académico Correspondente, à Academia Nacional de Belas-Artes, como Académico Correspondente Nacional, é Sócio Efetivo da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Nacional de Belas Artes e da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.
É Investigador do CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Universidade de Lisboa, e do CEIS20-UC, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, e entre 2012 e 2016 integrou o Seminário dos Jovens Cientistas do Instituto dos Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa.
Autor de vários estudos publicados em revistas científicas e editados em livro, alguns deles premiados, comissariou diversas exposições científicas subordinadas às temáticas da sua especialidade, destacando-se as que tiveram lugar no Santuário de Fátima e a que esteve patente ao público no Palácio Nacional da Ajuda sobre as catedrais portuguesas.
DESTINATÁRIOS
Investigadores das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas, Urbanismo, Arquitetura, Museologia e Ciências do Património)
Estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas, Urbanismo, Arquitetura, Museologia e Ciências do Património)
Professores e alunos do ensino básico e secundário (áreas de História, História da Arte, Artes Visuais, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica)
Formadores/catequistas e outros agentes pastorais
Outras informações
PROGRAMA
quarta-feira, dia 8 de julho
10h00 | Sessão de abertura
Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima
Marco Daniel Duarte, coordenador dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima
10h15 | A arquitetura como arte primeira: da construção à sacralização de uma capela
11h30 | pausa
11h45 | Fátima, lugar de novidade artística I: a criação e a difusão da imagem de Nossa Senhora de Fátima
13h00 | pausa para almoço
14h30 | Fátima, lugar de novidade artística II: a criação e a difusão da imagem do Anjo de Fátima
15h45 | pausa
16h00 | Fátima, lugar de novidade artística III: a criação e a difusão da imagem dos Pastorinhos Videntes
17h15 | pausa
17h30 | Visita de estudo ao Presbitério do Recinto de Oração
quinta-feira, dia 9 de julho
10h15 | A construção artística do Santuário de Fátima I: a estética de Oitocentos (a Basílica de Nossa Senhora do Rosário)
11h30 | pausa
11h45 | A construção artística do Santuário de Fátima II: a estética de Novecentos (o recinto, as colunatas e as construções modernas)
13h00 | pausa para almoço
14h30 | A construção artística do Santuário de Fátima III: a estética do século XXI (a Basílica da Santíssima Trindade e o presbitério do Recinto de oração)
15h45 | pausa
16h00 | Lugares artísticos fora do Santuário de Fátima: conventos, mosteiros e casas religiosas (arte privada, arte pública e urbanismo)
17h15 | pausa
17h30 | Visita de estudo à exposição temporária
sexta-feira, dia 10 de julho
10h15 | Fátima e os objetos religiosos: incompatibilidade artística? Para uma história das “lembranças de Fátima”
11h30 | pausa
11h45 | O Museu do Santuário de Fátima I: as exposições permanentes
13h00 | pausa para almoço
14h30 | O Museu do Santuário de Fátima II: as exposições temporárias
15h45 | pausa
16h00 | Núcleos museológicos sobre Fátima fora do Santuário da Cova da Iria
Sessão de encerramento