14
jun2021 segunda
00h00
Até
30
set2021 quinta
00h00

Da Natureza para o Papel II. Exposição de Ilustração Cientifica de Marco Correia

Alvaiázere
Museu Municipal de Alvaiázere Museu Municipal de Alvaiázere
Natureza Artes Plásticas

Sinopse

Marco Correia apresenta no Politécnico de Leiria os seus mais recentes trabalhos de ilustração Científica na exposição “Da Natureza para o Papel II”. Professor nesta instituição, colabora desde 1996 em diversos projetos nacionais e internacionais de divulgação científica e conservação de natureza. Dos trabalhos expostos deu-se especial relevância à fauna da Ilha das Berlengas, Paul da Tornada, Rio Sisandro e Parque Natural da Serra d´Aire e Candeeiros.

“Cada ilustração científica, é o resultado do trabalho de campo e no atelier, onde cada desenho recebe o tratamento e a minucia de um ourives, que engrandece o nosso impulso pela conservação da natureza.” 

NOTA BIOGRÁFICA
Marco Nunes Correia é licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (1998), tendo recebido formação em ilustração científica no atelier de Pedro Salgado, colaborando em diversos projetos de ilustração científica (1996 - 1999).
Este artista é freelancer e centra a sua atividade profissional nas áreas do design de comunicação, ilustração científica e ensino. Ilustrador premiado a nível nacional e internacional, com trabalhos publicados em diversas edições de caráter científico e de divulgação.
Destacam-se as ilustrações publicadas no Oceanário de Lisboa, na edição portuguesa da National Geographic, na revista “Sábado”, na edição científica “Fauna Ibérica” do Museu Nacional de Ciências Naturais, de Madrid, e em várias publicações do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, entre as quais o “Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal” e o “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal”. Mais recentemente ilustrou um selo (o texugo), para a série dos CTT “Mamíferos Predadores”.
Iniciou actividade docente em 2001, tendo obtido em Novembro de 2013 o título académico de professor especialista na área de ilustração e produção dos media (ilustração científica). Tem lecionado ilustração científica em diversos cursos, dos quais se destacam, o mestrado de ilustração científica do Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisboa), o mestrado de Ilustração da Escola Superior Artística de Guimarães e o curso de aperfeiçoamento em ilustração científica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Uberaba - Brasil). Atualmente, é professor de ilustração científica e desenho na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha/Politécnico de Leiria. É membro fundador e vice-presidente do “Grupo do Risco” desenvolvendo actividades na área do desenho de campo, através de expedições realizadas em diversos espaços naturais em Portugal e no estrangeiro.

Ficha técnica

Tipologia: Ilustração científica
Autor: Marco Correia
Organização: Dulce Correia | Samuel Rama
Produção: João Sousa, Liliana Gonçalves, Mafalda Lopes, Pedro Lila, Vera Miguel, Sónia Gonçalves
Design Gráfico: Francisco Moreira
Fotografia: Pedro Cá

Outras informações

Mais informações em [email protected]