26
jan2022 quarta
21h15 Até 22h15

desCodificar Fátima — Seminário de temas sobre a História e a Mensagem de Fátima

Ourém
on-line
Património imaterial

Sinopse

Através do seu Departamento de Estudos e convocando diferentes perspetivas de abordagem, o Santuário de Fátima apresenta alguns dos temas que constituem o fenómeno de Fátima e o deixam perceber como um dos mais importantes acontecimentos religiosos da contemporaneidade.

Em cada sessão serão abordados dois temas, à maneira de sínteses, sobre o que foi o primeiro século de Fátima.

Ficha técnica

Formador

Marco Daniel Duarte é diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, onde dirige o Arquivo e a Biblioteca, e do Museu do Santuário de Fátima. É ainda diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.

Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido a sua investigação no âmbito dos estudos da Iconografia e da Iconologia e, bem assim, no âmbito de diferentes temáticas relacionadas com o pensamento humano no contexto da História de Fátima.

Pertence à Academia Portuguesa da História, como Académico de Número, à Academia Nacional de Belas-Artes, como Académico Correspondente Nacional, é Sócio Efetivo da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Nacional de Belas Artes e da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa. É ainda Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Investigador do CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Universidade de Lisboa, da Cátedra CIPSH de Estudos Globais, da Universidade Aberta, e do CEIS20-UC, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, integrou, entre 2012 e 2016, o Seminário dos Jovens Cientistas do Instituto dos Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa.

 

Programa

5 de janeiro

Visões, aparições e outras formas de dizer

A imagem de Nossa Senhora de Fátima

 

12 de janeiro

Os escritos de Lúcia de Jesus

Os Papas e Fátima

 

19 de janeiro

Segredo ou segredos?

As três representações de Nossa Senhora de Fátima

 

26 de janeiro

Os lugares das aparições

As orações de Fátima

 

Outras informações

Destinatários

. público em geral;

. investigadores das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas);

. estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas);

. professores do ensino básico e secundário (áreas de História, História da Arte, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica);

. formadores/catequistas e outros agentes pastorais.

 

Inscrições e outras informações de caráter prático

Inscrição

. Frequência do curso: 20,00 €

. Redução de 50% para voluntários do Santuário de Fátima.

. As inscrições são confirmadas pela ordem de chegada.

. As inscrições são formalizadas em https://www.fatima.pt/pt/pages/descodificarfatima 

. Será facultado certificado de participação a todos os que frequentarem, pelo menos, 75% das sessões do curso.

. A inscrição é validada após o pagamento da correspondente taxa de inscrição e receção do respetivo comprovativo enviado para [email protected] ou por correio postal.

. Será enviado o link aos inscritos para a participação nas sessões.

 

Formas de pagamento

. O pagamento por «Vale Postal» e «Cheque» deve ser feito à ordem de Santuário de Fátima, e enviado para o endereço seguinte: Santuário de Fátima, Curso de Verão – 2021, Rua de Santa Isabel, 360, 2495-424 Fátima, PORTUGAL.

. Se optar por transferência bancária, o IBAN é: PT50.0033.0000.50032983248.05. Se a transferência for feita a partir do estrangeiro, deve acrescentar o SWIFT/BIC: BCOMPTPL.

. Em todos os casos, deve surgir a referência explícita a «Seminário de Temas Sobre Fátima – 2022».

. A sua inscrição será validada após confirmação de pagamento do valor de inscrição.

. Não se procederá à devolução do valor em caso de desistência.