16
abr2022
09h30
Até
18
abr2022 segunda
17h00

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Alcobaça
Museu do Vinho de Alcobaça | Museu Raul da Bernarda | Mosteiro de Coz
Monumentos

Sinopse

18 de abril
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
 
O Município de Alcobaça associa-se à Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que ocorre a 18 de abril, com a finalidade de promover uma abordagem crítica ao universo do património cultural, procurando refletir sobre o passado e projetar um futuro mais solidário e mais inclusivo cujo tema deste ano é “Património e Clima”.
O tema “Património e Clima” pretende perspetivar as grandes causas da sustentabilidade e da economia circular do ponto de vista do Património Cultural, que tem vindo a sofrer, em maior ou menos grau, os efeitos do aquecimento global, da alteração de ecossistemas envolventes, de situações de seca extrema ou de exposição à subida das águas, mas também reconhecer o seu papel enquanto agente na construção de uma acção climática inclusiva, transformadora e justa.
 
 
 
16, 17 E 18 ABRIL
DIA ABERTO NOS MONUMENTOS E MUSEUS
VISITAS TEMÁTICAS [GRATUITO]
 
 
Mosteiro de Coz | Monumento Nacional
Visita temática ao Mosteiro de Coz, uma das relíquias nacionais do património cisterciense em contexto rural. Vale a pena descobrir um património enquadrado numa atmosfera imemorial que sobrevive no bucolismo da paisagem rural envolvente.
16 e 18 abril: 9h30 às 12h00 e 14h00 às 18h00
 
 
Central da Confluência dos Rios Alcoa e Baça | Sítio Industrial
Visita à exposição permanente da primeira mini-hídrica industrial de Alcobaça cujo espaço está intimamente ligado ao surgimento e expansão da electricidade na cidade e que viria a marcar a paisagem da então vila alcobacense, eminentemente rural.
16, 17 e 18 abril: 14h00 às 17h00
 
 
Museu do Vinho de Alcobaça | Museu
Visita temática ao maior e mais completo Museu do Vinho português,
com incidência na dimensão nacional da coleção.
17 e 18 abril: 10h00 -11h00 – 12h00 – 14h00 – 15h00 – 16h00 – 17h00
 
16 E 18 ABRIL
OFICINA TEMÁTICA
Mosteiro de Coz
Adega das Monjas - Oficina de
Experimentação de Artigos de Junco
A apresentação a revitalização de uma arte centenária com uma oficina de experimentação na área da cestaria de junco.
16 e 18 abril: 9h30 às 12h00 e 14h00 às 18h00
 
16, 17 E 18 ABRIL
VISITAS ONLINE
 
Parreitas: Os Romanos em Alcobaça | Sítio Arqueológico
Visita online à Villa Romana de Parreitas situa-se na freguesia de Bárrio, concelho de Alcobaça, e é uma estação arqueológica que poderá ter a sua origem na Idade do Ferro e romanizada entre os séculos I a IV d.C, sendo herdeira de uma tradição que remonta desde o Calcolítico e se prolonga até à Alta Idade Média. O espólio desta povoação pode ser visto no Museu Monográfico de Bárrio, no Centro de Informação e Documentação da Villa Romana de Parreitas. Inclui objetos de cerâmica, utensílios de tecelagem e metalurgia e objetos de adorno.
Link: https://aminhaterra.cm-alcobaca.pt/.../parreitas-os...
 
Mata Nacional do Vimeiro | Mata Nacional
Visita online à Mata Nacional do Vimeiro que se situa no concelho de Alcobaça e estende-se por 267 hectares, tendo como espécie principal o pinheiro-bravo (60% da área), seguido do eucalipto (8% da área) e do sobreiro (6% da área). É constituída por quatro matas: a mata da Roda, do Gaio, da Ribeira e do Canto. Desde julho de 2020 que se encontra disponível um percurso marcado pela Mata que permite, a todos os amantes da natureza, a sua descoberta de forma segura. Aventura-te com a tua família.
Link: https://aminhaterra.cm-alcobaca.pt/26423/mata-vimeiro