03
Fev2020 Segunda
00h00
Até
07
Fev2020 Sexta
23h00

Encontro de Contadores de Histórias nas Escolas

Escolas e outros de Leiria, Batalha, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Porto de Mós
Património imaterial Teatro

Sinopse

Contar histórias é uma faculdade inerente ao ser humano. Esta arte está ligada à vida da própria Humanidade e não se pode dissociar da existência do Homem.

Este tipo de manifestação cultural caracteriza-se pela dinâmica interativa entre o contador e o ouvinte, transformando-se numa ferramenta de comunicação da memória da humanidade. A transmissão de mensagens através da expressão da palavra, entoada em voz alta e complementada com gestos, remonta às origens mais profundas do ser humano.

A voz do contador transforma-se numa memória viva que permite uma viagem às raízes da nossa existência e traduz-se num processo de consciencialização de si próprio enquanto ser que pensa, sente e evolui.

Em 2020 estaremos em escolas e associações dos concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande, Porto de Mós e Pedrógão Grande. Como convidados temos Jorge Serafim, Cristina Taquelim, Rodolfo Castro e António Fontinha. Este projecto também contempla além das escolas, lares, centros de dia e associações de solidariedade social.

Contar histórias para crianças é uma acção que desenvolve o estímulo para a aquisição de conhecimentos e competências não só a nível da linguagem, mas também no desenvolvimento da personalidade.

Combater a iliteracia, compreender o mundo que nos rodeia e desenvolver o espírito crítico são pontos- chave neste processo recorrendo a adágios, contos tradicionais, trava línguas, narrativas e todas as formas de expressar memórias e mensagens que se transformem numa reflexão para cada ouvinte.

Ficha técnica

Com Jorge Serafim, Cristina Taquelim, Rodolfo Castro e António Fontinha

Produção: O Nariz Teatro de Grupo

Apoio: Câmara Municipal de Leiria, Câmara Municipal da Batalha, Câmara Municipal da Marinha Grande, Câmara Municipal de Porto de Mõs, Câmara Municipal de Pedrogão Grande e Caixa Agrícola de Leiria