Encontro de Contadores de Histórias nas Escolas
Sinopse
“Contar histórias é uma faculdade inerente ao ser humano. Esta arte está ligada à vida da própria Humanidade e não se pode dissociar da existência do Homem.
Este tipo de manifestação cultural caracteriza-se pela dinâmica interativa entre o contador e o ouvinte, transformando-se numa ferramenta de comunicação da memória da humanidade. A transmissão de mensagens através da expressão da palavra, entoada em voz alta e complementada com gestos, remonta às origens mais profundas do ser humano.
A voz do contador transforma-se numa memória viva que permite uma viagem às raízes da nossa existência e traduz-se num processo de consciencialização de si próprio enquanto ser que pensa, sente e evolui.”
–
Em 2020 estaremos em escolas e associações dos concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande, Porto de Mós e Pedrógão Grande. Como convidados temos Jorge Serafim, Cristina Taquelim, Rodolfo Castro e António Fontinha. Este projecto também contempla além das escolas, lares, centros de dia e associações de solidariedade social.
Contar histórias para crianças é uma acção que desenvolve o estímulo para a aquisição de conhecimentos e competências não só a nível da linguagem, mas também no desenvolvimento da personalidade.
Combater a iliteracia, compreender o mundo que nos rodeia e desenvolver o espírito crítico são pontos- chave neste processo recorrendo a adágios, contos tradicionais, trava línguas, narrativas e todas as formas de expressar memórias e mensagens que se transformem numa reflexão para cada ouvinte.
Ficha técnica
Com Jorge Serafim, Cristina Taquelim, Rodolfo Castro e António Fontinha
Produção: O Nariz Teatro de Grupo
Apoio: Câmara Municipal de Leiria, Câmara Municipal da Batalha, Câmara Municipal da Marinha Grande, Câmara Municipal de Porto de Mõs, Câmara Municipal de Pedrogão Grande e Caixa Agrícola de Leiria