Encontros na Basílica II
Sinopse
Palestra
Atravessar o sofrimento com(o) Francisco e Jacinta
O sofrimento e o seu sentido são questões profundas, mas sem uma resposta definitiva.
Os santos, modelos de seguimento de Jesus, são também modelo que nos podem inspirar a atravessar o nosso próprio sofrimento, com paz e com um horizonte de vida.
Em São Francisco e Santa Jacinta Marto, tocados pelo sofrimento físico da pneumónica e pelo sofrimento interior provindo do desejo de serem fiéis no dar testemunho das aparições de Fátima, num meio tantas vezes hostil, encontramos uma fonte inspiradora para os momentos onde, também a nós, nos toca subir “a escabrosa montanha no cimo da qual est[á] uma grande cruz”! E poderemos aprender a poderosa transformação interior que o sofrimento, vivido como dom de si, pode trazer a uma vida.
Recital
Rute Martins iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa, em 1987, data em que começa a estudar órgão sob a orientação do Professor Antoine Sibertin Blanc. Mais tarde, ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, terminando a Licenciatura em Órgão no ano de 1999, sob a orientação do mesmo Professor. Para além da atividade de docente, tem realizado vários recitais a solo e com outras formações instrumentais, nomeadamente no Festival de Música em Leiria, em 1999, onde foi estreada a obra “Laudate Dominum”, para Coro, Órgão e fita magnética, do compositor Pedro Rocha. Para além dos concertos realizados no país, mais concretamente nos Açores, no Festival Internacional de Música de Santarém e nos concertos Non Stop, na Sé de Lisboa, ministrou os Cursos de Órgão das Semanas Gregorianas, nos anos de 1999 e 2000. É docente na Classe de Órgão do Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e da Escola de Artes-Samp. É também organista na Igreja Evangélica Alemã de Lisboa e integra o grupo de música de câmara, Liz Consort.
Notas ao Programa
Magnificat é uma obra original para órgão que contém várias secções ao longo do seu texto musical. Composta por Buxtehude, é um hino a Maria. Regina Coeli, é uma obra transcrita para órgão, proveniente de um coro que acompanha uma procissão que integra uma ópera – La Cavaleria Rusticana. Apresenta-se como uma obra meditativa, terminando em grande apoteose sonora.
Dieterich Buxtehude (1637-1707)
Magnificat
Pietro Mascagni (1863-1945)
Regina Caeli (da “La Cavalleria Rusticana”)
Ficha técnica
Palestra | Atravessar o sofrimento com(o) Francisco e Jacinta
Ângela Coelho
Recital | Rute Martins | Órgão
Outras informações
Entrada livre
A sessão decorre segundo as normas da Direção Geral de Saúde