11
jul2021 domingo
15h30 Até 16h30

Encontros na Basílica II

Ourém
Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Santuário de Fátima
Multidisciplinar Música

Sinopse

Palestra

Ângela de Fátima Coelho, natural do Porto, é religiosa da Aliança de Santa Maria desde 1995. É médica e licenciada em Ciências Religiosas pela Universidade de Comillas, Madrid.
Atualmente é Mestra de Noviças da sua Congregação, diretora da Fundação Francisco e Jacinta Marto e Vice-Postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia.

 

Atravessar o sofrimento com(o) Francisco e Jacinta

O sofrimento e o seu sentido são questões profundas, mas sem uma resposta definitiva.

Os santos, modelos de seguimento de Jesus, são também modelo que nos podem inspirar a atravessar o nosso próprio sofrimento, com paz e com um horizonte de vida.

Em São Francisco e Santa Jacinta Marto, tocados pelo sofrimento físico da pneumónica e pelo sofrimento interior provindo do desejo de serem fiéis no dar testemunho das aparições de Fátima, num meio tantas vezes hostil, encontramos uma fonte inspiradora para os momentos onde, também a nós, nos toca subir “a escabrosa montanha no cimo da qual est[á] uma grande cruz”! E poderemos aprender a poderosa transformação interior que o sofrimento, vivido como dom de si, pode trazer a uma vida.



Recital

Rute Martins iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa, em 1987, data em que começa a estudar órgão sob a orientação do Professor Antoine Sibertin Blanc. Mais tarde, ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, terminando a Licenciatura em Órgão no ano de 1999, sob a orientação do mesmo Professor. Para além da atividade de docente, tem realizado vários recitais a solo e com outras formações instrumentais, nomeadamente no Festival de Música em Leiria, em 1999, onde foi estreada a obra “Laudate Dominum”, para Coro, Órgão e fita magnética, do compositor Pedro Rocha. Para além dos concertos realizados no país, mais concretamente nos Açores, no Festival Internacional de Música de Santarém e nos concertos Non Stop, na Sé de Lisboa, ministrou os Cursos de Órgão das Semanas Gregorianas, nos anos de 1999 e 2000. É docente na Classe de Órgão do Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e da Escola de Artes-Samp. É também organista na Igreja Evangélica Alemã de Lisboa e integra o grupo de música de câmara, Liz Consort.

 

Notas ao Programa

Magnificat é uma obra original para órgão que contém várias secções ao longo do seu texto musical. Composta por Buxtehude, é um hino a Maria. Regina Coeli, é uma obra transcrita para órgão, proveniente de um coro que acompanha uma procissão que integra uma ópera – La Cavaleria Rusticana. Apresenta-se como uma obra meditativa, terminando em grande apoteose sonora.

 

Dieterich Buxtehude (1637-1707)

Magnificat

Pietro Mascagni (1863-1945)

Regina Caeli (da “La Cavalleria Rusticana”)

 

Ficha técnica

Palestra | Atravessar o sofrimento com(o) Francisco e Jacinta

                   Ângela Coelho

 

Recital | Rute Martins | Órgão

Outras informações

Entrada livre

A sessão decorre segundo as normas da Direção Geral de Saúde