05
set2021 domingo
15h30 Até 16h30

Encontros na Basílica III

Ourém
Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Santuário de Fátima
Multidisciplinar Música

Sinopse

Rui Ruivo é presbítero da diocese de Leira-Fátima desde 2019, onde, a partir de setembro próximo, assumirá o cargo de diretor do Seminário em Família, do Centro de Cultura e Formação Cristã, e também do Serviço da Pastoral do Ensino Superior, deixando a função de vigário paroquial da Marinha Grande que exercia desde 2019. É pós-graduado em Contabilidade e Administração e encontra-se a fazer doutoramento em Teologia na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. É, ainda, conselheiro da Fundação Signis e da Fundação Francisco e Jacinta Marto.

 

Palestra

«O caminho que te conduzirá a Deus»: O encontro com Deus como experiência de conversão

Partindo da vida dos Santos Francisco e Jacinta Marto e do Episódio do encontro de Jesus com Zaqueu, apontamos um caminho de conversão e encontro com Deus possível para qualquer um. Um caminho em que o primeiro passo é de Deus, que vem ao nosso encontro, que nos toca na situação em que nos encontramos, pequenos, frágeis, pecadores. Depois o nosso passo: a curiosidade de quem foi tocado por Deus; uma curiosidade muitas vezes misturada com o medo. A aproximação a Deus, a alegria do encontro, a mudança de atitudes são alguns dos passos a dar neste caminho de experiência de conversão. O caminho de conversão fica completo quando nos sentimos totalmente em Deus, tal como Francisco e Jacinta completamente mergulhados e a arderem sem se queimarem naquela luz que era Deus.

 

Davide Barros iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave, na Classe de Trompa do Professor Hélder Vales, onde concluiu o Curso Básico Instrumentista de Sopro (2013) e o Curso Instrumentista de Sopro e Percussão (2016). Integrou as Orquestras APROARTE, a Jovem Orquestra Portuguesa e a Orquestra Sinfónica ARTAVE, onde teve oportunidade de trabalhar com os maestros Peter Askim, Pedro Carneiro, Ernest Schelle, Luís Carvalho, entre outros. Apesar de ter obtido vários prémios como intérprete de Trompa – como o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Sopros, Terras de La Sallete, e o 1.º Prémio Adácio Pestana, Nível Médio –, decidiu prosseguir os seus estudos musicais em Órgão, ingressando na Escola Superior de Música de Lisboa, em 2019, na Classe de Órgão do Professor João Vaz, com quem trabalha atualmente.

Recentemente, apresentou-se no projeto “Concerto dos 6 Órgãos de Tubos”, na Basílica do Palácio Real de Mafra, e no Concerto “Obras para Órgão de Camille Saint-Saëns no Centenário do seu Falecimento”, no Mosteiro dos Jerónimos. É organista do Santuário de Fátima, desde 2017, e diretor artístico e fundador do Aeternum Vocal Ensemble.

 

Programa

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Prelúdio em Sol Maior, BWV 541

 

Olivier Messiaen (1908-1992)

Desseins éternels (III de “La Nativité”)

 

Camille Saint-Saëns (1835-1921)

Pro martyribus (V de “7 Improvisations for Organ”, Op. 150)

Allegro giocoso (VII de “7 Improvisations for Organ”, Op. 150)

 

Léon Boëllmann (1862-1897)

Toccata (IV de “Suite Gothique for Organ”, Op. 25)

 

Ficha técnica

Palestra: «O caminho que te conduzirá até Deus»: o encontro com Deus como experiência de conversão  | Rui Ruivo

Recital: Organista Davide Barros

 

 

 

Outras informações

Entrada livre

O Encontro decorre segundo as normas da Direção Geral de Saúde para os Eventos Culturais