Espetáculo de teatro "Estamos todos no mesmo barco"
Sinopse
Uma peça de teatro que apresenta o resultado da residência artística com a Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria, que decorreu durante três meses, no último ano do projeto Pavilhão Mozart – Ópera na Prisão, Leiria.
Partindo de sessões de improvisação, o encenador perguntou aos participantes – os jovens reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria – qual a história que gostariam de contar. A resposta foi tão rápida como surpreendente: Os Lusíadas! É sobre esta navegação, que vai de mar em mar, passa o Cabo das Tormentas, enfrenta o Adamastor e mais mil aventuras e desafios, vividos dentro ou fora de celas até chegar a terra firme, que nos fala esta peça.
O projeto Pavilhão Mozart – Ópera na Prisão, promovido pela Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), decorreu entre 2014 e 2019 no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, com o principal objetivo de baixar os níveis de reincidência criminal de jovens reclusos. Durante este período foram recriadas e apresentadas, dentro e fora de muros, duas óperas de Mozart, que juntaram em palco reclusos, cantores e orquestras profissionais, familiares dos jovens e equipas do estabelecimento prisional. Na primeira edição do projeto, denominada Ópera na Prisão (2014-2016), foi levada à cena a ópera Don Giovanni; na segunda edição, que teve o nome Pavilhão Mozart (2017-2019), foi a vez de uma surpreendente versão de Così Fan Tutte ser partilhada com o público. Durante 2019, o último ano do projeto, a SAMP desafiou outros parceiros artísticos de Leiria a desenvolver com os jovens reclusos três residências artísticas, nas áreas de dança, teatro e audiovisuais, abrindo ao exterior as portas do Pavilhão Mozart – um pavilhão recuperado para que as artes performativas possam ter um espaço de criação permanente, para todos o que habitam o estabelecimento prisional, mas também aberto à comunidade como mais uma sala de cultura na cidade e região de Leiria.
Ficha técnica
Encenação
Frédéric da Cruz Pires
Dramaturgia
Criação Coletiva
Direção Musical
Bruno Homem
Cenografia
Guarda Guerreiro
Adereços e Figurinos
Carla Freire
Músicos
Fabrício Cordeiro, Bruno Homem e David Ramy
Atores
Bernardo Silva, Estelvio Sambongo, Fábio Couchinho, Jailson Landim, Jefferson Lopes Sá, João Martins, Mathieu Pinto e Rodrigo Leandro Baetas
Coordenador do Projeto Pavilhão Mozart
David Ramy
Diretora de Produção, Comunicação e Imagem
Joana Gonçalves
Coordenadora de Familiares
Raquel Gomes
Financiamento Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Inovação Social, Fundação Caixa Agrícola de Leiria
Parceiros locais Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, Câmara Municipal de Leiria, Escola de Dança Clara Leão, Leirena Teatro, Casota Collective
Projeto financiado pela iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian