ESPORO: PROJETO CULTURAL E ARTÍSTICO DESTACA O PATRIMÓNIO NATURAL DOS CONCELHOS DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS, ANSIÃO E PROENÇA-A-NOVA
A programação integra intervenções artísticas na área das artes plásticas, artes visuais, performance e música, como alavanca para a descoberta destes territórios.
João Louro, Maria Ana Vasco Costa, ±MaisMenos± e Bosoletti são alguns dos artistas nacionais e internacionais que integram o projeto ESPORO, que nasce de uma ideia de semente, de disseminação de algo que se espalha pela natureza e pela natureza das coisas. Uma iniciativa que promove a simbiose entre a arte e o território natural através de intervenções artísticas que, de forma totalmente integrada, ambiciona despertar um novo interesse e um olhar curioso em relação ao património natural.
Trata-se de um projeto cultural e artístico, de acesso livre, que aponta para a criação de novos olhares sobre o território dos municípios de Figueiró do Vinhos, Ansião e Proença-a-Nova e desenvolvimento de percursos em espaço natural ou patrimonial.
Inspirado no perpétuo movimento das gentes e da sua ação na geografia, que incorpora características implícitas de um território que resiste, de uma paisagem que influencia as gentes e gentes que influenciam a paisagem, numa simbiose de gerações, o ESPORO propõe-se a desenvolver a ligação dos públicos a lugares de admirável beleza natural que serão revelados através de novas perspectivas artísticas.
As Fragas de S. Simão, o lugar de Campelo, Cabeço do Peão e a Foz de Alge em Figueiró dos Vinhos, a Mata Municipal, os Moinhos do Outeiro, as ruínas da Torre da Ladeia e a Mancha de Carvalho Cerquinho em Ansião e o Cabeço dos Três Marcos, Ribeira do Vale D´Água, Padrão e o Miradouro das Corgas em Proença-a-Nova, são os lugares admiráveis aos quais pretendemos conferir uma nova identidade e que serão transformados em lugares afetivos e detidos por novos olhares e visitantes numa nova rota de visitação.
Em conjunto com ações de mediação, capacitação e o envolvimento das comunidades e cultura popular, o ESPORO propõe criar um diálogo para a construção de um projeto turístico-cultural em que a arte/instalação artística em espaço de natureza seja a alavanca para a descoberta de novas identidades.
O ESPORO já se iniciou com um intensivo mapeamento fotográfico dos territórios pelo fotógrafo de natureza Rui Gaiola. Este mapeamento fotográfico servirá de base para a comunicação de todo o projeto e será apresentado numa exposição integrada na programação do projeto.
Está, ainda, programado integrar a realização de um filme/documentário pela realizadora Mariana Vasconcelos e a edição de um livro que será registo e mostra de todos os passos executados até à realização das várias intervenções artísticas que resultarão na inauguração da ROTA ESPORO.
Programado para Julho de 2022, este será o momento em que todos os públicos serão convidados a descobrir cada uma das obras site specific, guiados numa experiência imersiva, performativa e sonora, pelos talentos de Bia Maria, Homem em Catarse, Sérgio Carolino ou Maria Reis, entre outros.
A programação completa ESPORO pode ser consultada através do website ou através das redes sociais do projeto:
www.esporocultura.com
www.facebook.com/esporocultura.com
www.instagram.com/esporocultura > @esporocultura
O ESPORO é um projeto financiado por Fundos da União Europeia através do Centro2020, no âmbito da Prioridade de investimento: conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural - Programação Cultural em Rede, Aviso nº Centro-14-2020-12 - domínio sustentabilidade e eficiência no uso de recursos.