21
abr2022 quinta
10h00
Até
19
jun2022 domingo
17h00

Exposição | Lápis Azul: A Censura No Estado Novo

Alcobaça
Museu do Vinho de Alcobaça Museu do Vinho de Alcobaça
Outro

Sinopse

21 de abril a 19 de junho
Museu do Vinho de Alcobaça
 
 
25 de Abril
Lápis Azul: A Censura no Estado Novo
Exposição itinerante do Museu Nacional de Imprensa
 
Esta exposição apresenta dezenas de documentos ilustrativos do largo espectro da atuação censória que vigorou durante os 48 anos, desde o regime militar ao regime de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano. A exposição foi estruturada em cinco núcleos, de forma a contemplar os diversos setores da atividade informativa e cultural em que funcionaram os mecanismos censórios, desde a Imprensa à Música, passando pela Rádio, TV, Cinema e Teatro. Ao nível da Imprensa, existem dezenas de provas de censura que mostram a diversidade e a tipologia dos cortes, desde a política ao desporto, passando pelas questões autárquicas, sindicais e cineclubísticas, entre outras. Neste setor integra-se ainda um pequeno núcleo de publicações clandestinas que mostra o recurso engenhoso de várias organizações.
No domínio do Cinema, podem ser apreciadas ordens dos censores, anúncios retocados e mapas semanais dos Serviços de Exame e Classificação da Inspeção dos Espetáculos. Ao nível da Literatura, são apresentados vários autos de busca e apreensão de livros nas tipografias, editoras, livrarias e fronteiras. No campo do Teatro, guiões, ofícios, notificações e cartazes atestam a ação do lápis azul. No âmbito da Música, apresentam-se processos movidos contra músicas e letras de canções proibidas.
Público geral | Entrada Livre
Terça a domingo: 10h às 13h e 14h às 17h
Produção: Museu Nacional de Imprensa
 
 
 
 
Serviço Educativo
- VISITA À EXPOSIÇÃO
- Jogo “À Descoberta Do 25 Abril”
O tabuleiro em formato gigante, permitirá que os participantes sejam protagonistas de Abril’74. Um jogo que nos demonstra, através das mais variadas perguntas sobre múltiplas áreas, o que significou o Estado Novo e a ditadura, bem como a importância do 25 de Abril para os portugueses e para Portugal. Sabes o que foi a PIDE ou o MFA? Quem foi o primeiro Presidente da República após o 25 de Abril? Em que ano é que se realizaram as primeiras eleições livres, após o 25 de Abril?