01
out2020 quinta
16h00
Até
06
dez2020 domingo
17h00

| EXPOSIÇÃO COLETIVA | NUNO, O HOMEM E O SANTO

Ourém
GALERIA DA VILA MEDIEVAL DE OURÉM GALERIA DA VILA MEDIEVAL DE OURÉM
Artes Plásticas
Paróquia de Nossa Senhora da Piedade

Sinopse

A iniciativa, com o apoio do Município, insere-se num conjunto mais alargado de propostas que as Paróquias de Ourém (Nossa Senhora da Piedade e Misericórdias) têm vindo a realizar, no sentido de divulgar e fazer memória de pessoas, naturais ou residentes, que se destacaram na vivência de valores humanos e cristãos. Figura incontornável da história nacional e local - um dos portugueses que mais profundamente a marcaram - D. Nuno Álvares Pereira foi terceiro Conde de Ourém, como recompensa do rei D. João pela vitória na Batalha de Aljubarrota, tendo o Condestável ali vindo, no dia seguinte à vitória, para tomar posse do Condado e agradecer a Santa Maria de Seiça.

Neste contexto, vários artistas oureenses - Ana Oliveira, Conceição Mendes, Gabriel Lagarto, Lena Perdigão, Nuno Gaivoto e Roberto Chichorro -  foram desafiados a trabalhar a figura de D. Nuno Álvares Pereira/São Nuno de Santa Maria em toda a riqueza e complexidade da sua personalidade.

Ficha técnica

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE

MUNICÍPIO DE OURÉM

 

ARTISTAS OUREENSES:

- ANA OLIVEIRA

- CONCEIÇÃO MENDES

- GABRIEL LAGARTO

- LENA PERDIGÃO

- NUNO GAIVOTO

- ROBERTO CHICHORRO

Outras informações

A exposição pode ser visitada até ao dia 6 de dezembro, gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.