29
jun2021
10h30
Até
24
jul2021
16h30

Exposição coletiva de fotografia "O Planalto das Cesaredas"

Lourinhã
Galeria Municipal da Lourinhã
Fotografia

Sinopse

Sinope:

O Planalto das Cesaredas é um dos tesouros ecológicos da Região Oeste com uma Biodiversidade surpreendente. Esta formação calcária conta com mais de 850 espécies de Fauna e Flora confirmadas, colocando-a no top-10 áreas com mais biodiversidade identificadas em Portugal (iNaturalist). O Planalto está ecologicamente classificado como Área Secundária e Corredor Ecológico no Plano de Ordenamento de Território do Oeste, ligando áreas litorais (Alcabrichel, Lagoa de Óbidos, Paul da Tornada), sendo por isso, um refúgio para bastantes espécies ameaçadas e protegidas, destacando-se a Águia-Cobreira, Rola-Brava, Bufo-Real ou Tritão-Marmoreado-Pigmeu.

 

Uma vez que este ano o Planalto das Cesaredas é alvo de um projeto candidato ao Orçamento Participativo, "+ PLANALTO", com os objetivos de criar a primeira residência científica do Oeste, centro de formações do Planalto e realizar ações de sensibilização e educação ambiental nas localidades de Moledo, São Bartolomeu dos Galegos, Paço, Reguengo Grande e Cesaredas, esta exposição irá ser itinerante de 24 de julho a 6 de setembro chegando a toda a população local.

 

 

 

Ficha técnica

Organização:

A Lourambi - Associação para a Defesa do Ambiente do Concelho da Lourinhã - foi fundada em 1992 com a motivação de tornar o maior rio do concelho, Rio Grande, num curso fluvial saudável que promovesse uma melhor saúde pública para a população. Desde então, lutamos pela proteção dos Recursos Naturais Lourinhanenses da poluição aquática, atmosférica e do solo, procurando, também, a harmonização paisagística do concelho.

 

O Aspiring Geoparque Oeste engloba 6 municípios, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, englobando uma área total de 1154 km2. Dos 72 km de costa atlântica presentes neste território, cerca 15 km correspondem a praias de areia, um grande atrativo para os locais e para os visitantes ocasionais ou sazonais. Também, as paisagens geológicas e a exposição das camadas geológicas nas arribas litorais com dinossauros, atraem interessados, investigadores e turismo científico de todo o mundo.