31
jul2021
10h30
Até
27
ago2021 sexta
16h30

Exposição de pintura "O Mundo em Abstrato" de Jorge Martinho

Lourinhã
Galeria Municipal da Lourinhã
Artes Plásticas

Sinopse

 

Jorge Manuel Correia Martinho, de 62 anos, filho, neto e bisneto de pescadores, nasceu num Casal nas proximidades de Paimogo, e tem vivido quase a totalidade da sua vida na Lourinhã.

As lembranças marítimas acompanham-no desde os primórdios da sua existência. Espírito sensível, inquieto, sempre se lembra de ter desenhado e pintado.

Mais tarde, na sua trajetória individual desenvolveu também o gosto e arte da fotografia. Dada a dureza da vida teve outras profissões, tendo inclusive estado emigrado durante cerca de uma década na Alemanha. O amor ao mar e às suas origens trouxeram-no de novo para junto dos seus conterrâneos. O seu percurso artístico é, na sua essência, autodidático.

Na sua primeira exposição de pintura coletiva expôs ao lado de pintores como Eduarda Lapa, Mário Costa e Estêvão Soares, que já não se encontram entre nós, mas em cujas obras a Lourinhã e as suas praias permanecem intactas na sua beleza única.

Através das suas pinturas o autor convida-nos a conhecer o mar na sua interação com o homem, a natureza nos seus aspetos mais inóspitos, e o feminino que emerge sempre numa singularidade multifacetada, pelo olhar único deste artista.

 

 

Patente ao público de segunda a sexta, das 10H30 às 16H30, até dia 27 de agosto de 2021.

Outras informações

Patente ao público de segunda a sexta, das 10H30 às 16H30, até dia 27 de agosto de 2021.

 

Entrada gratuita