06
abr2021
00h00
Até
05
jun2021
00h00

Exposição "Lenços, Padrões de Adorno"

Porto de Mós
Museu Municipal de Porto de Mós
Museus

Sinopse

Vem de tempos imemoriais, o uso de lenços na cabeça por parte das mulheres, de forma transversal a várias condições sociais e épocas históricas.

Com esta exposição, pretende-se evidenciar o valor cultural e local de uma peça de vestuário, mostrando variados lenços de cabeça, provenientes de coleções particulares e a sua diversidade de tecidos, cores e padrões decorativos.

Estarão postos e colocados da mesma forma que eram usados pelas mulheres das freguesias do concelho de Porto de Mós, ao longo do século XX, incluindo imagens fotográficas dessas mesmas mulheres, consideradas os elementos de foco em toda a exposição.

Note-se, no entanto, que após os anos 70 do século XX, se verificou uma tendência para o desuso do lenço, que ganhou uma dimensão mais estética do que funcional.

Ao "expor" estes elementos vivos das vivências de um passado, para além da recordação de tempos não tão distantes assim, propõe-se, também, a consciencialização da população na preservação de obras que possam ter à sua guarda.

A exposição decorre de 6 de abril a 5 de junho e pode ser visitada no Museu Municipal de Porto de Mós, de terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.