15
set2021 quarta
00h00
Até
30
nov2021
00h00

Exposição 'Memória Fotográfica de Porto de Mós'

Porto de Mós
Museu Municipal de Porto de Mós
Museus

Sinopse

Nunca como agora se tiraram tantas fotografias: cada um de nós tem, nos seus telemóveis, uma inundação de imagens. Mas, ao contrário dos tempos em que as imagens eram mais escassas, poucas vezes estas imagens vêem a luz do dia, além das redes sociais. Mas não foi sempre assim: a memória das vivências das pessoas em família, as comunidades no meio rústico ou urbano em que são inseridas são retratados muito graças aos registos fotográficos que chegam até aos dias de hoje.

Uma herança histórica com mais de um século, que as novas tecnologias estão a alterar, deixando fechados os álbuns de família. Na actualidade poucos são os que acrescentam mais papéis sensíveis a esses álbuns, preferindo visualizar imagens no ecrã do telemóvel.

Salientar a necessidade de dar maior dignidade a esses registos, que são fontes indiretas com as quais podemos compreender melhor nos dias de hoje as transformações originadas com o passar dos tempos.

O objectivo desta exposição fotográfica pretende valorizar as colecções de fotografias antigas que se encontram na posse de privados. E, em conjunto com o Museu Municipal de Porto de Mós, utilizar a sua divulgação como meio de sensibilizar as pessoas para a salvaguarda destes registos. Todas as imagens apresentadas tiveram registo em Porto de Mós de 1913 a 1967.

Fotografias que relatam tempos estanques, mas que completam a história como peças de puzzle para um presente mais perceptível através de uma coleção particular.

Museu Municipal de Porto de Mós