14
out2021 quinta
00h00
Até
31
dez2021 sexta
00h00

Exposição Vitória

Leiria
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | Campus 1 do Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | Campus 1 do Politécnico de Leiria
Monumentos Artes Plásticas

Sinopse

“VITÓRIA” – Residência artística de desenho (II edição)

A exposição “Vitória” mostra o trabalho realizado por estudantes da Escola Superior de Artes e Design – Caldas das Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, que no âmbito de um projeto inscrito no LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes, estiveram presentes numa residência artística de desenho no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha, orientada por Marco Nunes Correia.

Os trabalhos expostos, maioritariamente cadernos de desenho, resultam da experiência de habitar o monumento e os espaços circundantes, não só no período diurno como noturno. O Mosteiro de Santa Maria da Vitória mais conhecido por Mosteiro da Batalha é uma das peças de arquitetura mais importante da região da Rede Cultura 2027, de Portugal e da Europa. Construído para honrar uma promessa do rei D. João I em agradecimento à vitória na Batalha de Aljubarrota este monumento património mundial da UNESCO testemunha os percursos da história.

Os desenhos resultam da tentativa de auscultar as histórias do seu processo de construção e ocupação, a riqueza da sua ornamentação em trabalhos de cantaria rigorosos e exemplares, os grafitos teimosamente perenes, a importância da água, do lagar, da pedra e da pedreira, dos campos, da afirmativa verticalidade, mas também da microscópica, mas inclemente erosão.

A 2º Edição da Residência Artística da Batalha contou com a participação de  Bárbara Faden, Bartolomeu de Gusmão, Maria Fradinho, Rodrigo Gomes, Rodrigo Barroso, Valéria Popkova Beskorovanyy e Inês Garcias.

Ficha técnica

Programação e Produção:

Bibliotecas|Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria