19
mar2022
16h00
Até
05
abr2022
12h00

Exposições "Brotar da Paisagem", "Urge Ressignificar" e "Entre Médiuns"

Alcobaça
Galeria
Artes Plásticas

Sinopse

Esta mostra revela 3 olhares sobre a criação artística. 
 
 

Ficha técnica

Apresenta-se: 
 
- o processo criativo de João Gama, em “Brotar da Paisagem”, demonstrando a importância da experiência do caminhar pela paisagem da sua terra.
 
A obra de João Gama revela-nos um espírito livre que percorre a paisagem e percebe a presença única de cada fragmento da natureza. Da experiência com os lugares naturais surgem memórias que fazem permanecer neles, mesmo na sua ausência. Desta forma o artista vive na paisagem natural e na paisagem da obra, perpetuando-se em recordações produtivas; 
 
-a vivência com a natureza por Engrácia Cardoso, em “Urge ressignificar”, revelando uma multiplicidade de linguagens que despertam a curiosidade e criam uma ligação com o espectador por revelarem elementos com que estes se identificam.

Engrácia Cardoso interessa-se em usar a fotografia, o desenho, a pintura e a instalação, como expressões que a permitem explorar as mais diversas potencialidades plásticas. Através do risco, esta procura um caminho, uma identidade;

- a plasticidade na criação da história de uma pintura por Vieira Pereira, em “ Entre médiuns”, onde esta demonstra o interesse pela mistura de tintas e outros materiais não pictóricos para a execução de um processo de pintura que se eterniza através da fotografia.
 
Vieira Pereira reinventa a pintura conseguindo que esta evolua. A artista inicia a sua obra acompanhada das noções de pintura, mas não utiliza este meio de forma tradicional, ela passa a ser o suporte para o acontecimento de uma ação. Alterando os seus conceitos base da pintura e unindo-a à fotografia, ela cria um meio entre meios, onde ambos se complementam e coexistem.

Outras informações

Exposição

De 19 de Março a 5 de abril

Sábado a Quarta das 15h às 19h

 

Atelier Galeria Cheila Peças

Rua Dr. Brilhante nº1

2460-040 Alcobaça

T + 351 91219605

 

+ informação sobre a exposição:

Facebook: https://www.facebook.com/Atelier-Galeria-Cheila-Peças-111370813762549

Instagram:https://www.instagram.com/atelier.galeriacheilapecas/