08
Nov2019 Sexta
21h30 Até 22h45

FESTIVAL ACORDEÕES DO MUNDO | JANUSZ PRUSINOWSKI TRIO | HARMONIA POLSKA

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras Teatro-Cine de Torres Vedras
Música

Sinopse

Músico, cantor, compilador de música tradicional e fundador de uma casa de espetáculos em Lublin (Polónia), Janusz Prusinowski e a sua equipa foram, nos últimos anos, essenciais para o renascimento da música popular polaca.

Prusinowski toca harmonia polska, um tipo de acordeão fabricado em pequenas oficinas da Polónia, personalizado ao gosto do cliente, em zonas onde o trabalho artístico em madeira, metalurgia e couro era muito comum. Atualmente, este tipo de acordeão já não se fabrica, motivo pelo qual estes instrumentos são raros e muito procurados por colecionadores, músicos e melómanos.

Além fronteiras, o grupo de Janusz Prusinowski tem levado a sua música a diversos países e continentes. O músico tem sido alvo de grande reconhecimento e, em finais de 2014, é premiado com a medalha de Bronze Gloria Artis, do Ministério da Cultura e património polaco, galardão que reconhece uma vida dedicada à recuperação, promoção e valorização da música tradicional polaca. Em 2018 é um dos nomeados para o prémio Bem Comum, pelo governo polaco

 

Ficha técnica

Janusz Prusinowski - voz, harmonia polska

Michał Żak - instrumentos de sopro

Piotr Piszczatowski - percussão tradicional

 

M/6 anos

Preço: 5,00 euros

Mais Informações