05
nov2022
21h30 Até 22h45

Festival Acordeões do Mundo | Niamh Ní Charra

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras Teatro-Cine de Torres Vedras
Música

Sinopse

Niamh Ní Charra vem de Killarney, Condado de Kerry, no sudoeste da Irlanda. Fortemente influenciada por uma grande variedade de músicos locais de Sliabh Luachra, começou a tocar com apenas 4 anos. Vencedora de múltiplos prémios de violino e concertina, integrou como solista as digressões de Riverdance, entre 1998 e 2006. Gravado durante os isolamentos da pandemia, lançou recentemente o seu quinto e muito aclamado disco “Donnelly’s Arm”.

Além das extensas digressões a solo e com a sua banda, Niamh também actuou e gravou com The Chieftains, Carlos Núñez ou Ibon Koteron. Dá regularmente workshops e masterclasses de violino e de concertina, tocou para diversos presidentes e membros da realeza e realizou a curadoria de vários concertos apresentados pela Embaixada Irlandesa.

Niamh é também uma arquivista profissional e a atual coordenadora do The Conradh na Gaeilge (The Gaelic League) e das coleções de Mary Robinson (ex Presidente da Irlanda e Alta Comissária das Nações Unidas) na Universidade Nacional da Irlanda, Galway.

Niamh é, também, membro fundador do grupo FairPlé (2018) que promove  a igualdade de género na produção, difusão e desenvolvimento da música tradicional irlandesa.

Um concerto a não perder!

 

Ficha técnica

Niamh Ní Charra: Violino, concertina e voz

Kevin Corbett:  Guitarra

Dominic Keogh: Bodhrán

Claire Sherry: Banjo e Violino

Éamonn Moloney: Bailarino

Sinéad Neylon:  Bailarina

Outras informações

M/6

Preço: 5,00 euros