04
nov2021 quinta
21h30 Até 22h30

Festival Internacional Caldas nice Jazz'21 | Orquestra Jazz de Matosinhos

Caldas da Rainha
Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha
Música

Sinopse

Última fase do ciclo “4 anos/4 concertos”

Orquestra Jazz de Matosinhos apresenta "Viagem pelo Jazz Português: Novos Talentos" com Tomás Marques

“Viagem Pelo Jazz Português: Novos Talentos" é a quarta e última fase de um ciclo itinerante iniciado em 2018 com “Uma Viagem Pelos Tempos do Jazz I/II” - onde a Orquestra Jazz de Matosinhos apresentou dois repertórios: do chamado “período de ouro” das big bands nos EUA até aos dias de hoje - e que, em 2020, se debruçou sobre as criações originais em “Viagem Pelo Jazz Português: Compositores”.

Resultado do trabalho desenvolvido duas vezes por ano pela OJM, que convida uma jovem promessa do Jazz para ser solista à frente da big band e ouvir os seus temas arranjados para este formato, “Viagem Pelo Jazz Português: Novos Talentos" vai percorrer o país em 2021 com direcção musical de Carlos Azevedo.

O novo talento que vai acompanhar a OJM nesta aventura é o saxofonista Tomás Marques. Natural de Estarreja, criou o seu próprio quarteto enquanto estudava na Escola Superior de Música de Lisboa, uma viagem entre o jazz tradicional e o jazz moderno de forma singular. Membro da Big Band Estarrejazz, já tocou com grandes nomes do jazz português e internacional. Vencedor do Prémio Jovens Músicos 2019, na categoria jazz combo, Tomás Marques, de 21 anos, integra o projecto “Entre Paredes” de Bernardo Moreira. Ao vivo, Tomás Marques e a OJM vão interpretar temas de Kurt Rosenwinkel, João Paulo Esteves da Silva, Carlos Azevedo, Carlos Bica e Florien Ross, mas também dois originais do saxofonista com arranjos de Andreia Santos e Paulo Perfeito.

Recorde-se que o Ciclo Novos Talentos do Jazz se realiza desde 2014, duas vezes por ano, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.