02
mai2021 domingo
11h30 Até 12h30

Festival Manobras | Antiprincesas - Teatro Meia Volta - Juana Azurdy

Alcobaça
Anfiteatro da Praça João de Deus Ramos Anfiteatro da Praça João de Deus Ramos
Teatro

Sinopse

Festival Manobras | Antiprincesas - Juana Azurdy

 

Por: Teatro Meia Volta
2 de maio
Anfiteatro da Praça João de Deus Ramos
11h30
M/3
Público Alvo: Público Geral
Duração: 35 minutos

Entrada Gratuita

 

 

SINOPSE

Juana Azurduy foi uma mulher-mãe-guerreira de origem indígena que lutou por um país melhor e pela independência da Bolívia. A cavalo, de espada e pistola em punho, esta mulher valente e gentil enfrentava todas as batalhas desafiando a própria vida.

 

ESPECIFICIDADES DO PROJETO

O CICLO ANTIPRINCESAS é uma série de quatro espetáculos criados por Cláudia Gaiolas a partir da coleção de livros Antiprincesas, editada pela Tinta da China e pela EGEAC, sobre mulheres que marcaram a história.

A pintora mexicana Frida Kahlo, a compositora e cantora chilena Violeta Parra, a militar boliviana de origem indígena Juana Azurduy e a escritora brasileira Clarice Lispector, são mulheres sem coroas, que não viveram em castelos e não tinham superpoderes, mulheres comuns, heroínas na vida real que desafiaram os cânones e revolucionaram o mundo através da arte, literatura ou política. Foram mulheres lutadoras, independentes e apaixonadas. A evocação destas verdadeiras heroínas vem sublinhar a evidência que a vida não é um «conto de fadas», mas também que vale a pena enfrentar dificuldades e lutar por aquilo em que acreditamos.

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção Artística Cláudia Gaiolas Interpretação Leonor Cabral Dramaturgia Alex Cassal Cenografia e Figurinos Ângela Rocha Produção executiva Armando Valente Coprodução Teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser, São Luiz Teatro Municipal e EGEAC - Programação em Espaço Público Apoio DGArtes / República Portuguesa

 

Uma encomenda São Luiz Teatro Municipal e EGEAC - Programação em Espaço Público, a partir da coleção

Antiprincesas, edição de parceria entre a Tinta-da-China e a EGEAC.

 

 

Festival Manobras
Datas de Alcobaça
2 de Maio a 12 de junho de 2021

Programa de Alcobaça - https://bit.ly/3xv2StI

 

NOTA: ESPETÁCULOS SUJEITOS A CONFIRMAÇÃO MEDIANTE AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO PANDÉMICA