Festival Manobras | Arquétipo - Radar 360°
Sinopse
Festival Manobras | Arquétipo
por Radar 360°
9 de maio
Zona Envolvente do Mosteiro de Alcobaça
15h00
M/3
Público Alvo: Público Geral
Duração: 50 minutos
Entrada Gratuita
SINOPSE
ARQUÉTIPO é uma performance escrita para o espaço público, que convida o espectador a refletir sobre o
tema do “Amor” na sociedade contemporânea!
De facto, ele não é o Romeu… e ela não é a Julieta, mas a performance propõe-se a ser à sua maneira, uma reescrita improvável de Shakespeare dançado!
Assim que se olharam, amaram-se; assim que se amaram, suspiraram; assim que suspiraram, perguntaram-se um ao outro o motivo; assim que descobriram o motivo, procuraram o remédio.
- William Shakespeare
SOBRE O ESPETÁCULO
A linguagem artística do projeto situa-se entre a dança e a acrobacia contemporânea. A peça transporta para o gesto dramático e para as paisagens urbanas, imagens primordiais, símbolos que nos acompanham desde a nossa mais remota existência, e que continuam a povoar até aos dias de hoje, o nosso inconsciente coletivo.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direção Artística António Franco de Oliveira Bailarinos | Intérpretes Joana Martins, João Santiago Maquinistas | Intérpretes Julieta Rodrigues, Rui Azevedo Sonoplastia António Franco de Oliveira Cenografia Américo Castanheira FigurinosJulieta Rodrigues Coprodução Radar 360º Associação Cultural, Festival DDD OUT Corpo + Cidade, Festival Trengo, Festival Vaudeville RendezVous Apoio à criação Fundação GDA
BIOGRAFIAS
RADAR 360°
A RADAR 360° é uma estrutura cultural com direção artística de António Franco de Oliveira e Julieta da Rocha Rodrigues, fundada em 2005, por um coletivo de artistas multidisciplinares.
No seu trabalho estão as criações de espetáculos de autor, intervenções em site-specific, oficinas pedagógicas e artísticas, entre outras. Trabalham nos domínios do Teatro Físico, das Artes de Rua e do Novo Circo apresentando as suas criações e workshops em vários países. Desde 2018, a Companhia RADAR 360º está sediada em Matosinhos, com o apoio institucional do município.
António Franco de Oliveira
Codiretor da Companhia RADAR 360°, é um artista multidisciplinar. Trabalha nos domínios das Artes de Rua, Artes do Circo, e Música Electro-Acústica.
Divide o seu trabalho pelas áreas da encenação, interpretação e pedagogia. No seu percurso académico, estudou Artes de Rua na Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE), e na Formação Avançada Itinerante de Artes de Rua (FAI.AR) instituição sediada na cidade de Marselha.
Na área do movimento, frequentou o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança.
Como especialidade Circense, estuda e pratica desde finais dos anos 90 a arte da manipulação de objetos e do malabarismo de contato.
No âmbito da música, estuda percussão étnica e eletrónica, composição, processamento de efeitos, sound design e iniciou recentemente o estudo de piano.
Colabora regularmente como formador e encenador nas escolas artísticas em Portugal e no estrangeiro tais como:
Academia Contemporânea do Espectáculo, BalleTeatro, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Instituto Cultural de Macau, Instituto Nacional de Artes do Circo, Jobra entre outras.
Foca o seu trabalho de pesquisa na relação onírica e poética entre o corpo, o espaço e o objeto.
Julieta Rodrigues
Trás-os-Montes, 1977. Atualmente habita no Porto. A sua formação tem início em 1998, através do Curso Superior de Psicologia, da integração no TUP (Porto) e na ESMAE na área da interpretação. Tem realizado uma formação contínua nas seguintes disciplinas: Teatro Físico; Interpretação e Composição em tempo real; Pesquisa e Criação Coreográfica; Manipulação de Marionetas; Sapateado e Ritmo; Dança contemporânea e Contacto/Improvisação. É membro fundador e criador da RADAR 360º Associação cultural, através da qual se tem dedicado ao universo do Circo e Teatro de Rua, passando pelas seguintes técnicas: andas; aéreos e voltige; noções de malabarismo e manipulação de objetos; e técnica de palhaço. Como Formadora (CAP) tem vindo a desenvolver uma pedagogia baseada no trabalho de personagem, espaço e objetos no espaço público – o estudo da rua, do público e do site specific, colaborando em inúmeros projetos de intervenção, de formação e de teatro social destinados a diferentes tipos de públicos (Públicos desfavorecidos e Educação especial). Atualmente integra o Projeto da Operação Nariz Vermelho Como Doutor Palhaço.
Festival Manobras
Datas de Alcobaça
2 de Maio a 12 de junho de 2021
Programa de Alcobaça - https://bit.ly/3xv2StI
NOTA: ESPETÁCULOS SUJEITOS A CONFIRMAÇÃO MEDIANTE AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO PANDÉMICA