12
nov2021 sexta
21h00 Até 22h00

Flores de Música - Músicos Emergentes

Leiria
Igreja S. Pedro, Leiria
Música

Sinopse

O Quinteto Litorâneo, formado pelos jovens Cristiana Moreira na flauta transversal, Moisés Martins no clarinete, Guilherme Cruz no oboé, Sara Maia no fagote e Gonçalo Pedrosa na trompa, surge através do gosto pela música de câmara e pelo repertório existente para a formação.
Neste concerto, serão apresentadas obras dos compositores Jacques Ibert, Gustav Holst e Paul Taffanel.
Trois Pièces Brèves, de J. Ibert, é uma obra da primeira metade do século XX, e é constituída por três andamentos. É uma obra na qual Ibert teve a oportunidade de mostrar cores sem limites em combinações simples.
O Quinteto em Lá bemol Maior, de G. Holst, constituído por 4 andamentos, é uma obra fluída e melodiosa. Trata-se de uma obra composta em 1903, sendo a sua origem um mistério. A primeira publicação foi feita em 1983, pois até 1978 o paradeiro do manuscrito era desconhecido.
A última obra a ser interpretada é o Quinteto em sol menor, de P. Taffanel. Esta é uma obra de extrema importância e incontornável quando falamos de Quinteto de Sopros. Este quinteto é constituído por três andamentos que têm um balanço perfeito entre os cinco instrumentos e apelam aos ouvintes pelas melodias elegantes, não negligenciando a espontaneidade rítmica.
Programa:
- Trois Pièces Brèves, J. Ibert
- Wind Quintet in A-Flat Major, Op.14, G. Holst
- Wind Quintet in G Minor, P. Taffanel
 
 
 
 
 
o próximo será com:

26 de novembro | Museu de Leiria > Xico e Tó acompanhados por Ensemble Midi
 
 

Ficha técnica

Quinteto Litorâneo

Outras informações

Entrada Gratuita, sujeita a reserva pelo e-mail [email protected]