GAPP | ADAMASTOR
Sinopse
ADAMASTOR é a nova peça do coreógrafo luso-brasileiro Ricardo Ambrózio para a companhia GAPP (Grupo de Artes Performativas da Performact), uma nova companhia experimental que pretende colmatar a lacuna existente entre a educação e a atividade profissional no meio da dança e das artes performativas.
Em celebração do 450º aniversário dos "Os Lusíadas", do escritor português Luís Vaz de Camões, esta peça retrata o simbolismo sagrado e o simbolismo pagão presentes na obra, destacando a importância dos desafios e da superação de obstáculos. ADAMASTOR remete-nos para a coragem e força do povo, que ao ser confrontado com os desafios pessoais e profissionais, se redefine e os transpõe para alcançar algo maior.
Esta peça apresenta um diálogo físico entre os jovens artistas do GAPP e os seus próprios “adamastores” pessoais (desafios a ultrapassar), onde são confrontados com os seus medos e dúvidas, procurando no público a identificação com confrontos em situações reais e quotidianas, assim como projeções lúdicas dos mesmos. Os bailarinos movimentam-se através de ações práticas e dramáticas com uma arrogância impressionante e uma parceria vertiginosa.
As coreografias de Ricardo Ambrózio são conhecidas pela sua fisicalidade, com uma linguagem artística enraizada em influências altamente animalistas e uma cenografia marcante. Em ADAMASTOR, A queda de gotas de água no palco faz um paralelo com um navio a afundar-se, como se a nossa sociedade atual fosse incapaz de resistir à guerra, à doença, à inflação, etc.
Confrontados com estas questões, ADAMASTOR deixa-nos questionar sobre qual a nossa postura: devemos desistir ou lutar até ao fim?
Ficha técnica
Intérpretes: Clémence Peytoureau, Claudio Lourenço Costa, Francisca Rodrigues, Lou-Anne Daina e Teodora Vujkov.
Desenho de luz: Gonçalo Ferreira
Produção e administração: Martina R. Ambrózio e Bernarda Bernardo
Coprodução: Ilú - Associação de Dança-Teatro de Intervenção Urbana e Untamed Productions vzw
Outras informações
M/12 anos
Preço: 5,00 euros