26
nov2022
10h30 Até 16h00

"Gravura em linóleo"

Lourinhã
Galeria Municipal da Lourinhã
Outro Artes Plásticas

Sinopse

"Gravura em linóleo"

A gravura em linóleo é chamada, como a xilogravura (gravura em madeira), de gravura em relevo, porque a sua matriz resulta do entalhe (“escavação” de uma fina camada do material superficial do suporte) de um desenho que foi criado ou transposto para a superfície de, no caso do linóleo, um material sintético – borracha ou semelhante - , chamado linóleo.

No processo de tintagem, a placa de linóleo recebe a tinta e esta fica depositada nas partes em alto relevo do suporte. Sob pressão, o desenho da matriz será transferida para papel ou tecido.

Esta técnica é mais recente do que a xilogravura, devido ao material moderno de que é feita a sua matriz, e foi muito utilizada pelos artistas modernos, como Picasso, por exemplo.

 

Inscrições e informações na Galeria Municipal da Lourinhã ou através do contacto 261 410 196

 

_________

 

Formadora: Daniela Crispim

Daniela Crespi nasceu em 1977 em Turim, Itália.

Licenciada em escultura pela “Reale Accademia Albertina delle Belle Arti” de Turim.

Entre 2003 e 2008 deslocou-se frequentemente à capital portuguesa, passando aqui longos períodos. Em 2008, instalou-se definitivamente em Lisboa, onde vive e trabalha e onde co-fundou a “Contraprova – Atelier de Gravura”.

Colaborou em várias edições independentes de Livros d’ Artista com a própria Contraprova, onde realiza regularmente cursos e workshops sobre várias técnicas da gravura.

Representada em várias coleções particulares (Itália, Portugal, Brasil, Turquia e Roménia) e no arquivo da Reale Accademia Albertina delle Belle Arti, em Turim.