GRUPO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA DE LISBOA
Sinopse
Fundado em 1970 por Jorge Peixinho, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL) é o primeiro grupo português de música contemporânea, desempenhando um papel histórico de vanguarda na abertura à estética musical do seu tempo.
Ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, o GMCL apresentou-se em numerosos países, em inúmeros concertos e festivais internacionais de música contemporânea por diversos continentes e, em Portugal, nas principais salas de concerto.
Ao longo do seu historial, o GMCL participou também em diversos projetos e obras originais para teatro, cinema e multimédia.
Paralelamente, o GMCL realiza uma ação pedagógica regular e fecunda de divulgação, formação de públicos e de novos intérpretes e de estímulo à criação, nomeadamente no âmbito do projeto que desenvolve desde 2000 com o apoio da DGArtes.
A discografia do GMCL, aplaudida pela crítica, constitui uma referência incontornável neste domínio e, em particular, na interpretação das obras de Jorge Peixinho.
Como reconhecimento da sua atividade de divulgação da cultura musical contemporânea, o GMCL foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural atribuída pela Secretaria de Estado da Cultura.
M/6 anos
Ficha técnica
Maestro: Adriano Martinolli
Intérpretes:
Voz – Susana Teixeira
Piano – Cândido Fernandes
Flauta – João Pereira Coutinho
Violino – José Sá Machado
Violeta – Ricardo Mateus
Violoncelo – Jorge Sá Machado
Harpa – Ana Castanhito
Clarinete – Luís Gomes
Percussão – Fátima Juvandes