08
jan2021 sexta
15h00 Até 16h00

Inauguração do Pavilhão Mozart – Centro de Artes Performativas

Leiria
Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens
Outro
Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens

Sinopse

No próximo dia 08 de de janeiro (sexta-feira), às 15h00, realizar-se-á a Inauguração do Pavilhão Mozart - Centro de Artes Performativas, no Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens (EPL-J).

Foi em 2014 que demos início ao Projeto “Ópera na Prisão” e às sessões com participantes no Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens (EPL-J). Com o Programa Partis I da Fundação Calouste Gulbenkian, os trabalhos foram sendo realizados em várias "salas de ensaio", o que, a longo prazo, implicava a perda da sensação de propriedade e identidade de um espaço onde se constrói Cultura. Apesar disso, havia sempre um sonho: ter um espaço cultural próprio dentro do EPL-J, com capacidade técnica e tecnológica para programar espetáculos criados totalmente pelos participantes e gestores do Estabelecimento, bem como receber companhias e entidades artísticas.

Num momento dramaticamente marcante das suas vidas, estes jovens vão poder experimentar a criação artística coletiva, juntar sons e imagens às suas palavras, e depois apresentar este trabalho aos seus colegas do estabelecimento prisional, mas também à comunidade em que este se insere. No dia 8 de janeiro inaugura-se este novo pavilhão, cumprindo a primeira necessidade identificada, a de uma sala de ensaios. Mas, antes de terminar 2021, dar-se-á cumprimento ao sonho, abrindo este espaço à comunidade com uma produção artística concebida em co-criação com reclusos, famílias, equipas técnicas e de segurança, bem como profissionais das artes.

Todas estas conquistas inseridas no projeto “Pavilhão Mozart - ÓPERA NA PRISÃO” apenas foram possíveis com a ajuda inicial da direção do Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens e da DGRSP - Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, bem como dos nossos parceiros e financiadores: Programa PARTIS II da Fundação Calouste Gulbenkian, POISE/Portugal2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, Fundação Caixa Agrícola de Leiria, Câmara Municipal de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre vários outros parceiros artísticos e amigos que tornam possíveis momentos como este.

Outras informações

Dadas as circunstâncias atuais, o limite de pessoas a estar presente neste momento é muito restrito, e por isso prevê-se, posteriormente, a divulgação da Inauguração no website SAMP, na página SAMP Play e no nosso canal de YouTube.