IV FESTIVAL DE MÚSICA ANTIGA DE TORRES VEDRAS
Sinopse
Música fora do lugar
Chegando à sua IV edição, o festival de música antiga de Torres Vedras afirma-se em mais um ano como um evento cultural que, de forma descentralizada, une pessoas, património, paróquias e freguesias, gentes e tradições.
Sendo o concelho de Torres Vedras um concelho dinâmico e ativo, rico de história e histórias, é também um concelho que promove a cultura junto do seu povo e para o seu povo. Nesta edição, músicos de renome nacional e internacional no domínio da prática musical historicamente informada, darão rosto a este festival numa partilha ímpar de conhecimento técnico e histórico, demonstrando instrumentos e compositores de várias geografias europeias dos séculos XVI, XVII e XVIII. Redescobir o nosso passado é compreender o presente e projetar o futuro.
Este ano, o nosso festival, conta com a presença do cravista nacional João Paulo Janeiro, exímio músico e musicólogo que dialogará com a flautista Filipa Oliveira num belo programa dedicado a Bach e Galliard. Contaremos, também, com um belo momento dedicado à poesia renascentista e aos seus madrigais, através de jovens músicos torrienses do Conservatório da Física de Torres. Vedras. A igreja da Freiria acolhe um interessante programa essencialmente mariano, dos primórdios do barroco e, por fim, a Igreja da Graça será o palco do último recital, dedicado à mulher e ao feminino pela harpista Ana Castanhito, a alaúdista Helena Raposo, contando com a eclética voz de Patrycja Gabrel.
Um festival fora do lugar, que desafia cada um a descobrir a música antiga nos espaços mais emblemáticos do concelho de Torres Vedras, interagindo com todos, porque este é um festival diferente, um festival de todos...e para todos! Que nestes tempos, a música antiga que tanto nos interpela as emoções, seja mais um contributo para a união e, sobretudo, a paz no mundo.
Daniel Oliveira, Diretor artístico
Ficha técnica
M/6
Entrada Livre
Outras informações
Programa do Festival
- Música com História 4 de junho de 2022 | sábado
- Contágio Barroco 10 de junho de 2022 | sexta
- Poemas e Word Painting na Música renascentista 11 de junho de 2022 | sábado
- Prima prattica na Música para Canto e Cravo / Concerto pela Paz 19 de junho de 2022 | domingo
- Chamaram-lhe Mulher...a música no feminino 26 de junho de 2022 | domingo