12
jun2021
16h00
Até
27
mar2022 domingo
18h00

Jitka Kolbe, esculturas em vidro

Marinha Grande
Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro - Edifício da Resinagem
Museus
Centro Checo de Madrid
Embaixada da Republica Checa em Portugal

Sinopse

A exposição “Jitka Kolbe, esculturas de vidro”, organizada em colaboração com o Centro Checo de Madrid e a Embaixada da República Checa, apresenta-nos uma seleção de obras da artista checa Jitka Kolbe, da sua coleção “Big Vases” e da série “Abandoned Clothes”.

Jitka Kolbe contactou pela primeira vez com o vidro quando iniciou os seus estudos na escola de vidro de Železný Brod, na República Checa. Nos anos de 1980 formou-se no estúdio de vidro do Professor Stanislav Libenský na Academia de Arte, Arquitetura e Design de Praga. Desde então tem exposto as suas obras na República Checa, Alemanha, Itália, Suíça, Bélgica, Reino Unido, China, Japão e Espanha.

As obras expostas, realizadas através da técnica de vidro soprado moldado, mostram-nos as principais características do trabalho de Jitka Kolbe: a leveza e geometria das formas, os elementos pictóricos baseados num intenso cromatismo e a textura das superfícies, por vezes mate ou gravada. A luz desempenha um papel fundamental na fruição das suas obras, modificando a gama de tonalidades do vidro e conferindo-lhes distintos efeitos luminosos.

Para a artista “a luz é a companheira inseparável do vidro. É graças a esta que o efeito final é definido e a obra de vidro ganha vida.”

Ficha técnica

Organização e produção: Câmara Municipal da Marinha Grande
Coordenação executiva: Tânia Rosa Martinho
Revisão de texto: Paula Maia
Tradução: Carmen Cruz
Apoio técnico museográfico: Beatriz Leal, Abel Aniceto, José Ramos, Fabiana Pedrosa, Íris Moreira
Design: António Guilherme