31
AgoSábado
00h00

JONAS RUNA | SPACE INVADERS

Torres Vedras
Chafariz dos Canos Chafariz dos Canos
Multidisciplinar

Sinopse

Jonas Runa propõe uma performance inédita, com o fato de luz 'Oumuamua, criado em colaboração com a designer de moda Alexandra Moura. O espetáculo foi concebido especificamente para o Festival Novas Invasões.
 
'Oumuamua é o nome do primeiro objeto interestelar detetado ao passar pelo Sistema Solar - mensageiro de um passado remoto e distante, que pôde ser alcançado pela humanidade. O viajante desafia a ordem e a regularidade das órbitas dos planetas, e do seu movimento elíptico: enquanto visitante temporário, move-se segundo trajetória fortemente hiperbólica.
 
Em Space Invaders, anunciam-se os limites sonoros dos confins do Cosmos, do murmúrio dos átomos ao canto longínquo de aglomerados de galáxias. O vórtice dessa energia sonora são os desejos irrealizados do caminhante, sem rumo definido, que a cada passo se deixa levar para qualquer itinerário-destino de horizontes virtuais...
 
O performer é o mensageiro longínquo, e propõe uma viagem sonora, lumínica e performática, desdobrando-se num  fluxo de improvisações, e fundindo-se num discurso aberto em permanente ação. A performance, como o sonho, é feita de frequências energéticas que são desejos inefáveis, processo infinito de sistemas que se esgotam, dissipam ou desaparecem na entropia: e se ordenam em sucessões na neguentropia; desgaste e regeneração - do inconsciente ao subconsciente.
 
As mil e duzentas lâmpadas LED instaladas no fato são programáveis individualmente até dezasseis milhões de cores, e organizam-se segundo vinte estruturas pré-estabelecidas. No entanto, no interior de cada uma das estruturas, existem processos aleatórios, estocásticos e caóticos, que permitem efeitos luminosos sempre diferentes.
 
Dança, música, performance e artes plásticas são assim congregadas num mensageiro enviado das profundezas do Universo.