27
Sep2019 Friday
09h30
Até
30
Sep2019 Monday
00h00

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO – ALCOBAÇA | 27, 28, 29 E 30 DE SETEMBRO DE 2019

Alcobaça
Alcobaça
Monumentos Artesanato Cinema Museus

Sinopse

O Município de Alcobaça associa-se, em mais um ano, às Jornadas Europeias do Património (JEP), uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. As Jornadas Europeias do Património são o evento cultural participativo mais celebrado e partilhado pelas pessoas que vivem na Europa. A natureza pan-europeia das manifestações contribui para aproximar os cidadãos e realçar a dimensão europeia e o valor do património cultural nos 50 Estados signatários da Convenção Cultural Europeia.

Na programação da edição das JEP 2019, a realizar nos dias 27, 28 e 29 de setembro, e alinhando com o tema europeu, celebra-se o Património nas Artes e no Lazer, pretende-se destacar as muitas facetas do património ligadas às artes como fonte de entretenimento, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas. Este ano, convidamos toda a comunidade a explorar as componentes tangíveis e intangíveis das artes e do lazer relacionadas com o património.

O programa da Câmara Municipal de Alcobaça decorre durante quatro dias (27, 28, 29 e 30 de setembro), correspondendo ao tema deste ano, integra um conjunto de iniciativas diversificadas em quatro dias de comemorações. No primeiro dia, 27 de setembro, o programa arranca com uma iniciativa lúdico-pedagógica para as escolas disponibilizada pelo serviço educativo do Museu do Vinho de Alcobaça.

À noite, haverá uma caminhada noturna, de participação livre, ligando Alcobaça a Aljubarrota.
Durante as comemorações, é oferecida a oportunidade de visitar livremente o Museu do Vinho de Alcobaça, Museu Raul da Bernarda e Central da Confluência dos Rios com percursos guiados às suas exposições permanentes. Em complemento, o público pode ainda visitar a nova exposição temporária Marionetas do Mundo: Espólio da Companhia S. A. Marionetas patente no Museu do Vinho de Alcobaça e a instalação multimédia 12 Até ao Fim do Mundo do artista visual António-Pedro a ocorrer na Central da Confluência dos Rios.

As atividades estendem-se, ao longo do fim-de-semana, a Coz com visitas guiadas ao Mosteiro e oficinas de introdução à técnica artesanal de fabrico das cestas e esteiras em junco no espaço do projeto COZART. No sábado ocorre o lançamento literário na Biblioteca Municipal com a apresentação da obra de Fleming de Oliveira “No Tempo dos Bóers em Portugal”,  “Um eco de Gulbenkian em Alcobaça” de Jorge Araújo. e do segundo volume da revista científica “Anais Leirienses” com visionamento de dois documentários antigos de Leiria e Alcobaça.

O programa estende-se a segunda-feira à noite, 30 de setembro, com a apresentação do filme “Variações” com a presença do realizador João Maia e do ator principal Sérgio Praia.

PROGRAMA COMPLETO - AQUI