25
Sep2020 Friday
14h30 Até 15h30

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO - Visita guiada ao Centro de Diálogo Intercultural de Leiria

Leiria
Igreja da Misericórdia
Monumentos Museus

Sinopse

A criação do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria exige a salvaguarda e a divulgação do património cultural, arquitetónico e urbanístico que se lhe associa. Assentou na reabilitação da Igreja da Misericórdia, que, tal como a Casa dos Pintores, se adapta a funções culturais, tornando-se em espaços de contemporaneidade.

Com este projeto pretende-se conjugar a valorização histórica e patrimonial com a fruição cultural e turística, criando um espaço de preservação e interpretação da memória das distintas comunidades que, ao longo dos séculos, povoaram e construíram a região, com destaque para a época medieval, durante a qual aqui se fizeram sentir mais fortemente as presenças muçulmana, cristã e hebraica.

O Livro é o fio condutor do projeto de musealização, quer pelo seu valor simbólico como intermediário no diálogo entre distintos povos e crenças, quer pelo seu valor intrínseco, de objeto, cujo aperfeiçoamento foi levado a cabo, nomeadamente, na tipografia judaica medieval de Leiria. Aqui o Livro surge como agente de união e comunicação, como o contador de uma história emocionante, a de uma Leiria intercultural e dialogante.

Outras informações

Público-alvo: infantojuvenil

Sujeito a inscrição prévia para cdil@cm-leiria.pt 7 244 839 628