25
Set2020 Sexta
18h00 Até 19h00

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO | Visita Guiada "Um «assistente da Rainha D. Leonor»: património edificado e documental da acção de Fernando da Silva Correia entre 1920-1930" | 25 de Setembro, 18h

Caldas da Rainha
Caldas da Rainha
Outro Monumentos Pensamento

Sinopse

Entre 1921 e 1934, o médico Fernando da Silva Correia acumulou vários cargos profissionais que conduziram a assistência aos caldenses e que promoveram o desenvolvimento sanitário e termal da vila (elevada a cidade em 1927). Destes 13 anos de experiências, que culminaram na sua tese de doutoramento "Portugal Sanitário (Subsídios para o seu estudo)" (1938), que património edificado e documental existe hoje na cidade das Caldas da Rainha? É possível mapeá-lo e conhecer, em pormenor, as tarefas diárias deste médico e o seu esforço assistencial em torno dos caldenses? É isso mesmo que ficaremos a saber nesta visita guiada pela cidade. Revisitaremos sítios bem conhecidos do nosso quotidiano e saber como eram e o que eram há cem anos. Conheceremos o percurso profissional e a obra de Fernando da Silva Correia, ou seja, conheceremos a vila e cidade das Caldas da Rainha de outro tempo através da passagem pelos seguintes pontos: Rua Rafael Bordalo Pinheiro, Praça da República, Rua Sebastião de Lima, Largo Conde de Fontalva e Largo Rainha Dona Leonor.

Esta visita, guiada por Joana Beato Ribeiro, ocorrerá no dia 25 de Setembro, às 18h, terá a duração de aprox. uma hora e está limitada a 10 pessoas, que deverão inscrever-se através das nossas redes sociais, do e-mail caldas.ph@gmail.com ou do contacto telefónico 917479486.

Mais informações em: http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2020/digital/