24
set2021 sexta
00h00
Até
03
out2021 domingo
00h00

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2021

Alcobaça
Alcobaça - Vários Alcobaça - Vários
Multidisciplinar Museus Música

Sinopse

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2021

24 de setembro a 3 de outubro

 

 

As Jornadas Europeias do Património de 2021 têm lugar entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro. É uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. A organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.

Em 2021, sob o tema «Património: Tudo incluído», as Jornadas contribuem para:

- sensibilizar os cidadãos europeus para a riqueza e diversidade cultural da Europa;

- criar um clima que estimule a apreciação das culturas europeias;

- combater o racismo e a xenofobia e encorajar uma maior tolerância na Europa e para além das fronteiras nacionais;

- informar o público e as autoridades políticas sobre a necessidade de proteger o património cultural contra novas ameaças;

- convidar a Europa a responder aos desafios sociais, políticos e económicos que se lhe deparam.

As Jornadas Europeias do Património foram lançadas pelo Conselho da Europa em 1985, tendo-se juntado a União Europeia em 1999 para a criação de uma ação conjunta, que se tem mantido até aos dias de hoje. Trata-se do evento cultural mais celebrado entre os europeus.

O programa de Alcobaça propõe um conjunto de iniciativas de valorização do património cultural do concelho, centrado essencialmente na oferta museológica local - Museu do Vinho de Alcobaça, Museu Raul da Bernarda e Central da Confluência dos Rios - mas também destacando projetos inovadores com recurso às novas tecnologias. Incluída nesta edição está também o concerto de Martin Harley, figura proeminente do blues e do folk britânico contemporâneo, a ter lugar no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro.

 

 

 

 

 

 

PROGRAMA DE ALCOBAÇA

 

 

EXPOSIÇÕES PERMANENTES

 

 

Museu Raul da Bernarda: exposição permanente

 

Dia: 24, 25, 26 setembro e 2 e 3 outubro  

Hora: 14h00 - 17h00

Entrada gratuita

Não precisa de Inscrição

Público alvo: Público em geral

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça

 

Visita guiada à exposição permanente da coleção da antiga fábrica Raul da Bernarda, reportando à louça artística de Alcobaça de finais do século XIX aos anos 50 do século XX. Na exposição podem ainda ser visto a belíssima coleção do antigo Rancho do Alcoa onde constam os magníficos vestidos de cena do grupo cénico do rancho, pintados à mão pelos pintores da fábrica.

 

 

Central da Confluência dos Rios - Exposição Permanente

 

Dia: 24, 26 setembro e 2 e 3 outubro  

Hora: 14h00 - 17h00

Central da Confluência dos Rios

Entrada gratuita

Não precisa de Inscrição

Público alvo: Público em geral

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça

 

Visita à exposição permanente da primeira mini-hídrica industrial de Alcobaça cujo espaço está intimamente ligado ao surgimento e expansão da eletricidade na cidade e que viria a marcar a paisagem da então vila alcobacense, eminentemente rural.

 

NOTA: devido ao concerto de João Paulo Ferreira no Jardim do Amor no dia 25 de setembro, o espaço da Central Elétrica estará encerrado para esta iniciativa

 

 

 

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

 

 

Exposição itinerante do Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN) - Vila Real - 2020

"Desenho Científico e de Natureza"

 

24 a 3 de outubro  

2ª a 6ª feira das 18h30/19h30

Sab. E Dom. das 10h às 14h

Centro de Interpretação e Educação Ambiental (Estufa do Parque Verde de Alcobaça)

Entrada gratuita

Não precisa de Inscrição

Público alvo: Público em geral

Organização: Universidade de Coimbra

 

Reconhecendo a importância de levar o Festival Internacional de Imagem de Natureza a um maior número de cidadãos, reforçando o desígnio de promover atitudes de conservação e preservação do património natural e dar a conhecer esse mesmo património, o Município de Vila Real criou esta exposição itinerante, cuja pretensão é percorrer todo o país. Desta forma, é dado um contributo efetivo para a sensibilização da sociedade para a importância da conservação e preservação do Património Natural. A Exposição de Desenho Científico e de Natureza resulta do Concurso de Desenho da Biodiversidade 2020. Esta é uma iniciativa organizada no âmbito do Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN). O principal objetivo do Concurso de Desenho da Biodiversidade é a promoção e preservação da própria biodiversidade, para além da motivação para o desenvolvimento de uma expressão artística, representando espécies da fauna e flora, através da seleção e classificação de trabalhos/desenhos/ilustrações relacionadas com esta temática. Pretende igualmente promover a ilustração e o desenho científico, um importante suporte para a produção de documentos de cariz científico e fomentar o crescimento de participantes que retratem o património natural selvagem, para além de procurar lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade. Nesta edição participaram 90 concorrentes, de 29 nacionalidades, num total de 141 obras, apresentadas em duas categorias: Desenho Científico e Desenho de Natureza, algumas das quais foram selecionadas para este catálogo.

 

 

A Minha Casa é o Meu Jardim de Thierry Ferreira: exposição temporária

 

24 a 3 de outubro  

10h-11h-12h | 14h-15h-16h-17h

Museu do Vinho de Alcobaça

Entrada Gratuita

Não precisa de Inscrição

Público alvo: Público em geral

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça

 

“A minha casa é o meu Jardim” é o título que acompanha a exposição de arte pública da autoria de Thierry Ferreira patente no espaço pubico da cidade de Alcobaça (Praça 25 Abril e Parque Verde) e no Museu do Vinho de Alcobaça. Esta exposição é composta por um conjunto de esculturas contemporâneas de carácter monumental, organizadas num percurso entre o Parque Verde e o Museu do Vinho, e por uma exposição em formato museológico, nos espaços renovados da galeria do cais da Adega dos Balseiros e no edifício do Armazém Novo – Destilaria. A exposição “pretende ser um evento centrado na valorização e na relação entre o património natural e o construído através das artes, em que se propõe contrariar o olhar moldado do espetador pelo quotidiano, levando-o para uma nova perspetiva de apreender e questionar o seu modo de habitar o mundo.

 

 

 

DIAS ABERTOS NO MUSEU DO VINHO DE ALCOBAÇA

 

25 e 26 de Setembro  

10h-11h-12h | 14h-15h-16h-17h

 

Visita guiada através de um percurso documentando e comentado a história da constituição doa maior coleção vitivinícola em contexto museológico em Portugal. A dimensão simbólica de um museu pensado para ser nacional.

 

Entrada Gratuita

Não precisa de Inscrição

Público alvo: Público em geral

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça

 

 

 

 

CONCERTO

 

Martin Harley – Blues/ Folk Acoustic

 

25 de setembro  

21h30

Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro

Bilhete: 5€

Público alvo: Público em geral

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça

 

Após o sucesso da turnê com o último disco ‘Roll With The Punches’ no Reino Unido e na Europa, Martin Harley regressa à estrada para uma série de concertos acústicos intimistas em 2021.Reconhecido pela imprensa como um dos maiores instrumentistas da atualidade, Martin Harley distingue-se pelo seu estilo no slide guitar, finger picking e pela sua escrita de canções que abordam sobretudo temas como a esperança e os medos relacionados com a velocidade vertiginosa da vida moderna.O último álbum “Roll with the punches” teve as melhores pontuações dadas pela critica e Martin Harley viu em 2019 e 2020 duas nomeações consecutivas para melhor músico acústico do Reino Unido.Desde 2018 a carreira de Martin Harley tem vindo a crescer e a sua presença nas melhores salas da Europa e nos maiores festivais do género são já uma constante.Em 2021 Martin Harley regressa a Portugal para apresentar “Rolling with the punches”, mas também algum do novo material que tem vindo a compor.Esta é uma das oportunidades de ver ou rever este músico incrível, num concerto que não deixa ninguém indiferente.

 

 

 

 

INCLUSÃO E INOVAÇÃO SOCIAL

 

Projeto piloto - Mais Alternativas Sénior: Experiências com Sentido

 

29 de setembro

10h00 | 11h00 | 14h00 | 15h00

Museu do Vinho de Alcobaça

Público alvo: Público Sénior

Organização: Associação de Bem-Estar e Recreativa de Alpedriz | Câmara Municipal de Alcobaça

 

O projeto piloto Mais Alternativas Sénior integra várias intervenções que visam promover o bem-estar e a qualidade de vida da população Sénior, numa abordagem holística do ser humano. Neste Workshop prático vai poder experienciar momentos de algumas intervenções, como por exemplo, a Terapia Ocupacional, a Musicoterapia, a Ludoterapia e o Yoga Sénior tendo como tema central a apanha da fruta, como exemplo de uma atividade integrante do património cultural e imaterial do concelho. Este projeto integra ainda, uma experiência imersiva com recurso a tecnologia de Realidade Virtual que será disponibilizada na Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz.

 

 

 

VISITAS GUIADAS

 

A Minha Casa é o Meu Jardim de Thierry Ferreira: visita guiada pelos curadores e artista

 

1 de outubro  

18h30

Entrada Gratuita

Inscrição necessária através dos contactos: [email protected] | 968497832

Público alvo: Público em geral

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça

 

Visita guiada pelos curadores e artista autor da exposição. Exposição de arte pública da autoria de Thierry Ferreira patente no espaço púbico da cidade de Alcobaça (Praça 25 Abril e Parque Verde) e no Museu do Vinho de Alcobaça. Esta exposição é composta por um conjunto de esculturas contemporâneas de carácter monumental, organizadas num percurso entre o Parque Verde e o Museu do Vinho, e por uma exposição em formato museológico, nos espaços renovados da galeria do cais da Adega dos Balseiros e no edifício do Arma zém Novo – Destilaria. A exposição “pretende ser um evento centrado na valorização e na relação entre o património natural e o construído através das artes, em que se propõe contrariar o olhar moldado do espetador pelo quotidiano, levando-o para uma nova perspetiva de apreender e questionar o seu modo de habitar o mundo.

 

 

Visita Noturna ao Museu Nacional do Vinho: Exposição Permanente e Temporária

 

2 de outubro  

21h00

Entrada Gratuita

Inscrição necessária através Contactos para Inscrição: [email protected] | 968497832

Público alvo: Público em geral

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça

 

Visita guiada ao maior museu do vinho do país aos espaços da exposição permanente e à exposição temporária patente no espaço renovado do armazém novo.