JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2021
Sinopse
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2021
24 de setembro a 3 de outubro
As Jornadas Europeias do Património de 2021 têm lugar entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro. É uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. A organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.
Em 2021, sob o tema «Património: Tudo incluído», as Jornadas contribuem para:
- sensibilizar os cidadãos europeus para a riqueza e diversidade cultural da Europa;
- criar um clima que estimule a apreciação das culturas europeias;
- combater o racismo e a xenofobia e encorajar uma maior tolerância na Europa e para além das fronteiras nacionais;
- informar o público e as autoridades políticas sobre a necessidade de proteger o património cultural contra novas ameaças;
- convidar a Europa a responder aos desafios sociais, políticos e económicos que se lhe deparam.
As Jornadas Europeias do Património foram lançadas pelo Conselho da Europa em 1985, tendo-se juntado a União Europeia em 1999 para a criação de uma ação conjunta, que se tem mantido até aos dias de hoje. Trata-se do evento cultural mais celebrado entre os europeus.
O programa de Alcobaça propõe um conjunto de iniciativas de valorização do património cultural do concelho, centrado essencialmente na oferta museológica local - Museu do Vinho de Alcobaça, Museu Raul da Bernarda e Central da Confluência dos Rios - mas também destacando projetos inovadores com recurso às novas tecnologias. Incluída nesta edição está também o concerto de Martin Harley, figura proeminente do blues e do folk britânico contemporâneo, a ter lugar no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro.
PROGRAMA DE ALCOBAÇA
EXPOSIÇÕES PERMANENTES
Museu Raul da Bernarda: exposição permanente
Dia: 24, 25, 26 setembro e 2 e 3 outubro
Hora: 14h00 - 17h00
Entrada gratuita
Não precisa de Inscrição
Público alvo: Público em geral
Organização: Câmara Municipal de Alcobaça
Visita guiada à exposição permanente da coleção da antiga fábrica Raul da Bernarda, reportando à louça artística de Alcobaça de finais do século XIX aos anos 50 do século XX. Na exposição podem ainda ser visto a belíssima coleção do antigo Rancho do Alcoa onde constam os magníficos vestidos de cena do grupo cénico do rancho, pintados à mão pelos pintores da fábrica.
Central da Confluência dos Rios - Exposição Permanente
Dia: 24, 26 setembro e 2 e 3 outubro
Hora: 14h00 - 17h00
Central da Confluência dos Rios
Entrada gratuita
Não precisa de Inscrição
Público alvo: Público em geral
Organização: Câmara Municipal de Alcobaça
Visita à exposição permanente da primeira mini-hídrica industrial de Alcobaça cujo espaço está intimamente ligado ao surgimento e expansão da eletricidade na cidade e que viria a marcar a paisagem da então vila alcobacense, eminentemente rural.
NOTA: devido ao concerto de João Paulo Ferreira no Jardim do Amor no dia 25 de setembro, o espaço da Central Elétrica estará encerrado para esta iniciativa
EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
Exposição itinerante do Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN) - Vila Real - 2020
"Desenho Científico e de Natureza"
24 a 3 de outubro
2ª a 6ª feira das 18h30/19h30
Sab. E Dom. das 10h às 14h
Centro de Interpretação e Educação Ambiental (Estufa do Parque Verde de Alcobaça)
Entrada gratuita
Não precisa de Inscrição
Público alvo: Público em geral
Organização: Universidade de Coimbra
Reconhecendo a importância de levar o Festival Internacional de Imagem de Natureza a um maior número de cidadãos, reforçando o desígnio de promover atitudes de conservação e preservação do património natural e dar a conhecer esse mesmo património, o Município de Vila Real criou esta exposição itinerante, cuja pretensão é percorrer todo o país. Desta forma, é dado um contributo efetivo para a sensibilização da sociedade para a importância da conservação e preservação do Património Natural. A Exposição de Desenho Científico e de Natureza resulta do Concurso de Desenho da Biodiversidade 2020. Esta é uma iniciativa organizada no âmbito do Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN). O principal objetivo do Concurso de Desenho da Biodiversidade é a promoção e preservação da própria biodiversidade, para além da motivação para o desenvolvimento de uma expressão artística, representando espécies da fauna e flora, através da seleção e classificação de trabalhos/desenhos/ilustrações relacionadas com esta temática. Pretende igualmente promover a ilustração e o desenho científico, um importante suporte para a produção de documentos de cariz científico e fomentar o crescimento de participantes que retratem o património natural selvagem, para além de procurar lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade. Nesta edição participaram 90 concorrentes, de 29 nacionalidades, num total de 141 obras, apresentadas em duas categorias: Desenho Científico e Desenho de Natureza, algumas das quais foram selecionadas para este catálogo.
A Minha Casa é o Meu Jardim de Thierry Ferreira: exposição temporária
24 a 3 de outubro
10h-11h-12h | 14h-15h-16h-17h
Museu do Vinho de Alcobaça
Entrada Gratuita
Não precisa de Inscrição
Público alvo: Público em geral
Organização: Câmara Municipal de Alcobaça
“A minha casa é o meu Jardim” é o título que acompanha a exposição de arte pública da autoria de Thierry Ferreira patente no espaço pubico da cidade de Alcobaça (Praça 25 Abril e Parque Verde) e no Museu do Vinho de Alcobaça. Esta exposição é composta por um conjunto de esculturas contemporâneas de carácter monumental, organizadas num percurso entre o Parque Verde e o Museu do Vinho, e por uma exposição em formato museológico, nos espaços renovados da galeria do cais da Adega dos Balseiros e no edifício do Armazém Novo – Destilaria. A exposição “pretende ser um evento centrado na valorização e na relação entre o património natural e o construído através das artes, em que se propõe contrariar o olhar moldado do espetador pelo quotidiano, levando-o para uma nova perspetiva de apreender e questionar o seu modo de habitar o mundo.
DIAS ABERTOS NO MUSEU DO VINHO DE ALCOBAÇA
25 e 26 de Setembro
10h-11h-12h | 14h-15h-16h-17h
Visita guiada através de um percurso documentando e comentado a história da constituição doa maior coleção vitivinícola em contexto museológico em Portugal. A dimensão simbólica de um museu pensado para ser nacional.
Entrada Gratuita
Não precisa de Inscrição
Público alvo: Público em geral
Organização: Câmara Municipal de Alcobaça
CONCERTO
Martin Harley – Blues/ Folk Acoustic
25 de setembro
21h30
Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro
Bilhete: 5€
Público alvo: Público em geral
Organização: Câmara Municipal de Alcobaça
Após o sucesso da turnê com o último disco ‘Roll With The Punches’ no Reino Unido e na Europa, Martin Harley regressa à estrada para uma série de concertos acústicos intimistas em 2021.Reconhecido pela imprensa como um dos maiores instrumentistas da atualidade, Martin Harley distingue-se pelo seu estilo no slide guitar, finger picking e pela sua escrita de canções que abordam sobretudo temas como a esperança e os medos relacionados com a velocidade vertiginosa da vida moderna.O último álbum “Roll with the punches” teve as melhores pontuações dadas pela critica e Martin Harley viu em 2019 e 2020 duas nomeações consecutivas para melhor músico acústico do Reino Unido.Desde 2018 a carreira de Martin Harley tem vindo a crescer e a sua presença nas melhores salas da Europa e nos maiores festivais do género são já uma constante.Em 2021 Martin Harley regressa a Portugal para apresentar “Rolling with the punches”, mas também algum do novo material que tem vindo a compor.Esta é uma das oportunidades de ver ou rever este músico incrível, num concerto que não deixa ninguém indiferente.
INCLUSÃO E INOVAÇÃO SOCIAL
Projeto piloto - Mais Alternativas Sénior: Experiências com Sentido
29 de setembro
10h00 | 11h00 | 14h00 | 15h00
Museu do Vinho de Alcobaça
Público alvo: Público Sénior
Organização: Associação de Bem-Estar e Recreativa de Alpedriz | Câmara Municipal de Alcobaça
O projeto piloto Mais Alternativas Sénior integra várias intervenções que visam promover o bem-estar e a qualidade de vida da população Sénior, numa abordagem holística do ser humano. Neste Workshop prático vai poder experienciar momentos de algumas intervenções, como por exemplo, a Terapia Ocupacional, a Musicoterapia, a Ludoterapia e o Yoga Sénior tendo como tema central a apanha da fruta, como exemplo de uma atividade integrante do património cultural e imaterial do concelho. Este projeto integra ainda, uma experiência imersiva com recurso a tecnologia de Realidade Virtual que será disponibilizada na Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz.
VISITAS GUIADAS
A Minha Casa é o Meu Jardim de Thierry Ferreira: visita guiada pelos curadores e artista
1 de outubro
18h30
Entrada Gratuita
Inscrição necessária através dos contactos: museus@cm-alcobaca | 968497832
Público alvo: Público em geral
Organização: Câmara Municipal de Alcobaça
Visita guiada pelos curadores e artista autor da exposição. Exposição de arte pública da autoria de Thierry Ferreira patente no espaço púbico da cidade de Alcobaça (Praça 25 Abril e Parque Verde) e no Museu do Vinho de Alcobaça. Esta exposição é composta por um conjunto de esculturas contemporâneas de carácter monumental, organizadas num percurso entre o Parque Verde e o Museu do Vinho, e por uma exposição em formato museológico, nos espaços renovados da galeria do cais da Adega dos Balseiros e no edifício do Arma zém Novo – Destilaria. A exposição “pretende ser um evento centrado na valorização e na relação entre o património natural e o construído através das artes, em que se propõe contrariar o olhar moldado do espetador pelo quotidiano, levando-o para uma nova perspetiva de apreender e questionar o seu modo de habitar o mundo.
Visita Noturna ao Museu Nacional do Vinho: Exposição Permanente e Temporária
2 de outubro
21h00
Entrada Gratuita
Inscrição necessária através Contactos para Inscrição: museus@cm-alcobaca | 968497832
Público alvo: Público em geral
Organização: Câmara Municipal de Alcobaça
Visita guiada ao maior museu do vinho do país aos espaços da exposição permanente e à exposição temporária patente no espaço renovado do armazém novo.