12
mar2022
21h30 Até 22h45

Kairós Quartet

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras
Música

Sinopse

Ruben Monteiro e Carla Costa apresentam Kairós, uma obra artística original inspirada nas ancestrais culturas e espiritualidades desde a Ásia central aos países banhados pelo Mar Mediterrâneo.

Nesta obra são personagens principais alguns dos instrumentos musicais mais antigos da humanidade como o Kopuz, o Bendir e o Ney. Instrumentos esses utilizados em inúmeras demonstrações da espiritualidade humana há mais de 5.000 anos. e considerados antepassados de muitos instrumentos modernos e tradicionais de várias partes do Mundo.

As composições são resultado de pesquisa e estudo profundo em torno de cânones e regras de composição utilizadas na música Turca, Grega, dos Balcãs e do Norte de África, fundidas com elementos contemporâneos conferindo uma sonoridade moderna e atual.

Kairós, proveniente do grego “καιρός”, é considerado o momento oportuno e supremo, o tempo potencial e eterno, uma descrição inspiradora para a criação da obra apresentada. Esta tem vindo a ser desenvolvida desde 2016 contanto com temas apresentados e destacados na Balcony de Istambul (Turquia), na Rádio TSF em Concertos de Bolso(Portugal), na Sic Notícias por Nuno Rogeiro (Portugal), em 2018 numa parceria com Ostad Farzad Andalibi (Irão), no mesmo em Londres numa parceria com Chris Woods (Inglaterra) e na Antena 1 no contexto do Festival MED 2019.

Ficha técnica

Oud Árabe e Bağlama Turco: Ruben Monteiro 
Ney Turco: Carla Costa
Perdesiz Bass e contrabaixo: Christian Marr's
Bateria e percussão: Mário Gonçalves 

Outras informações

Preço: 5,00 euros

M/6