"Le Grande Lessive"
Sinopse
O Município da Lourinhã voltou a aceitar, o desafio de Deuil-la Barre, no âmbito do protocolo de geminação existente, e desafia mais uma vez toda a comunidade a participar nesta edição de “La Grande Lessive®”, dia 23 de março 2023, que vai funcionar nos mesmos molde das edições anteriores. Onde o tema para esta efêmera instalação de arte global será “A minha cabana e-é a tua”.
“A minha cabana e-é a tua”
Uma instalação efémera sob a forma de uma cabana feita de cabanas
Cada convite para La Grande Lessive® é explorado de diferentes pontos de vista. As criações não têm de ser parecidas. Desta diversidade de abordagens nasce o interesse dos estendais. Uma "Grande Lessive" bem conseguida contem obras do mesmo formato (A4), que se tornaram espaços criativos abertos a todas as possibilidades, utilizando vários meios e formas (fotografia, desenho, colagem, pintura, criação digital, etc.) após a sua elaboração por pessoas de todos os géneros, idades, condições sociais, aptidões e locais de residência. A sua suspensão no mesmo fio provoca assim vizinhanças inesperadas que questionam um mesmo assunto. A 23 de Março de 2023, será "A minha cabana e-é a tua".
Desde o início, dependendo da escolha de um "e" que ligue duas construções distintas ("A minha cabana e a tua") ou do uso do verbo "ser" ("A minha cabana é a tua"), as opções técnicas, estéticas e artísticas serão distintas. Pode até ver-se a viver sozinho numa cabana ou a partilhar uma, no coração da cidade, com outras pessoas.
Em ambos os casos, esta cabana será um lugar de vida articulando o interior e o exterior, o íntimo e o público, a fragilidade e o conforto. As ligações a estabelecer ou recusar com um ambiente vegetal, mineral, animal, humano, cultural, urbano ou não, industrial ou pós-industrial, rural, marinho, alpino, desértico, etc., irão delinear os seus contornos.
Durante La Grande Lessive® os fios serão esticados de modo a construir uma cabana ao ar livre. As suas paredes serão constituídas por fios esticados para suportar uma infinidade de cabanas de todos os tipos, criadas por cada participante num suporte em formato A4. Estes trabalhos tomarão a forma de esquissos, esboços, desenhos coloridos ou não, pinturas, fotografias, criações digitais, colagens, fotomontagens ou textos (lendas, escalas, descrição, história, etc.). Haverá tantas representações de cabanas quantos os participantes, mas apenas uma cabana monumental concebida em três dimensões para as acomodar. Esta instalação será visitável durante o dia
Os trabalhos devem ser entregues na Galeria Municipal, Rua João Luis de Moura - Lourinhã, se terça a sábado, das 10H30 às 16H30, até dia 18 de março ou podem ser pendurados pessoalmente pelo o autor nas zonas existente para esta atividade. Os trabalhos vão ficar expostos por um dia, dia 23 de março.