12
nov2022
10h00 Até 16h30

LiterAL - 6.º Encontro Literário de Alenquer

Alenquer
Biblioteca Municipal de Alenquer
Outro

Sinopse

10H

Receção e Entrega de pastas. Boas-Vindas.

1.º Painel

Artistas de diferentes áreas, desde as visuais, às literárias e performativas, que falarão sobre as suas visões e experiências e sobre a forma de as comunicarem da arte com propostas e práticas artísticas. Pretende-se neste painel refletir sobre os meios de expressão artística desenvolvidos em, ou sobre ambientes e momentos históricos marcadamente contextualizados com a temática da guerra, dando particular ênfase ao momento pelo qual o mundo atravessa.

Intervenientes:

Marta Ramos e José Oliveira, José Baião dos Santos e Rodrigo Francisco

Moderador: Alberto Santos

2.º Painel

A quantidade de livros já escritos sobre a guerra, no seu sentido mais lato, poderia ser capaz de chegar até ao infinito!

Romances com a guerra como pano de fundo, abordagens técnicas e históricas, biografias de heróis e de vítimas, livros ilustrados infantis e para adultos, relatos e reportagens de guerra, teses e visões políticas, constituem um núcleo editorial amplamente explorado e, infelizmente, inesgotável.

Pretende-se aqui refletir sobre a antiga relação entre literatura e guerra, duas manifestações humanas tão presentes nesta época da história mundial, através das participações dos intervenientes no painel.

Intervenientes:

José Milhases

Luís Águedo

Francisco Sena Santos

Moderador: Carlos Ademar