06
mai2022 sexta
00h00
Até
03
jul2022 domingo
00h00

Lugares da Imaginação - Exposição de Cerâmica de Autor

Porto de Mós
Castelo de Porto de Mós
Artes Plásticas

Sinopse

Lugares da imaginação pretende retratar a criatividade e o sentido estético e contemplativo de vários ceramistas da região de Porto de Mós com uma projeção que passa largamente a escala local ou regional.

Em três salas, Ana Lousada e Carlos Neto, da Casa da Olaria, Rita Frutuoso e Rute Dias, esta última, da Barrolaria, assumem imersões distintas no mundo da cerâmica, onde o barro metamorfoseado assume a expressão das ideias que o moldaram.

O espaço histórico também desempenha o seu papel, encetando o diálogo entre a história, as memórias que lhe são próprias e a contemporaneidade trazidas pelos quatro artistas.

“E mergulhando na terra… criamos, experimentamos e damos forma ao nosso lugar.”

“Lugares da imaginação” enquadra-se na iniciativa de dimensão europeia “Bom Dia Cerâmica”, promovida, em Portugal, pela Associação de Cidades e Vila de Cerâmica, que o Município de Porto de Mós integra.

Através desta associação e das suas congéneres europeias, ao longo dos anos mais recentes, tem sido possível promover e divulgar as mais diversas produções cerâmicas europeias e, no caso de Porto de Mós, promover um setor com forte matriz económica, cultural e identitária.