27
Jul2019 Sábado
21h30

'LUTO'

Ourém
Parque da Cidade António Teixeira
Teatro

Sinopse

“O fogo só terminou quando não havia mais que arder”. Passado mais de um ano, o tempo avançou sem quase sair do mesmo sítio. Parece que foi ontem. “O fogo ainda arde lá fora tantas vezes, o quarto incendeia-se noite após noite, enche-se de fumo”.

Integrado no Programa Artéria, LUTO é um projecto transdisciplinar criado em residência artística em Tábua e que inclui a participação de alguns dos seus habitantes locais. Tomando como ponto de partida o fogo de 15 de outubro de 2017, de tal modo violento na região que marca um antes e um depois na sua história, o projeto lança-se no debate da temática dos incêndios. A dupla significação do termo ‘luto’, enquanto processo de lidar com a perda – de vidas humanas, de memórias, de espaços físicos – e enquanto verbo lutar – resiliência e empenho das populações e da natureza por imaginar outros futuros – vem ocupando o núcleo do pensamento e estruturando as áreas a abordar. Luto, catástrofe, paisagem, memória, trauma, antropoceno, o projeto cruza a prática documental com o trabalho sobre textos e outras referências que lancem um pensamento e questionamento mais amplo.

“O lume fica vivo nas raízes das árvores, e nasce do chão dias depois, quando ninguém está à espera. Nunca mais esqueci esta imagem, de raízes a arderem em silêncio, durante dias, semanas, décadas. Na minha memória, tudo isto se transformou num pesadelo de raízes incandescentes. Um lugar onde não estaremos seguros enquanto não acordarmos. Um país inteiro a arder pelas raízes.”

Acesso gratuito e limitado

Inscrições prévias através do Museu Municipal de Ourém. 

Contactos: tel.: 249 540 900 (6831) | tlm: 919 585 003 | 910 502 917 | museu@cm-ourem.pt | www.museu.cm-ourem.pt

Ficha técnica

Município de Ourém

André Braga e Cláudia Figueiredo | CIRCOLANDO