06
mai2022 sexta
21h30 Até 22h30

Margarida Belo Costa | FAUSTLESS

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras Teatro-Cine de Torres Vedras
Dança

Sinopse

Em momentos de insegurança e/ou de conflito, surgem soluções lógicas que satisfazem mordomias humanas insaciáveis. O rumo que cada um toma como “caminho certo” é imprevisível, e o destino encarrega-se de o conduzir à sua sorte. Somos o que construímos — multiplicamos o que aprecia - mos. Para o bem e para o mal, havemos sempre de lidar com o eco do nosso pensamento.

Inspirado nas figuras femininas que integram a obra literária Fausto, de Goethe (1749-1832), FAUSTLESS reflete sobre o papel da mulher enquanto protagonista de vários quadros do percurso de um homem que é conduzido dramaticamente entre o bem e o mal. Estas mulheres têm em comum a função de “servir” a história de um homem que, de certa forma, se apropria da sua existência para seu usufruto, salientando que o seu objetivo primordial de vida é a “procura do conhecimento ilimitado”.

Partindo deste estímulo, as personagens femininas são convidadas a visitar a contemporaneidade a questionar o seu papel histórico. Simultaneamente, é desenvolvido um paralelismo com um quotidiano próximo de qualquer episódio real. Tornam-se humanas, transversais a qualquer religião, poder, raça e política. Dá-se a conhecer o potencial máximo de cada personalidade, criam-se ligações entre personagens outrora inexistentes, relações, visões semelhantes ou completamente díspares - deixam de ser goetheanas tornando-se dignas de uma história individual.

Ficha técnica

Direção artísta, conceito e coreografia: Margarida Belo Costa

Interpretação: Margarida Belo Costa, Teresa Alves da Silva e Ester Gonçalves

Direção Técnica e desenho de luz: Filipa Romeu

Apoio à dramaturgia e direção de cena: Elson Ferreira

Edição musical: Margarida Belo Costa

Figurinos: Margarida Belo Costa

Costureira: Iryna Bilenka

Música: Egnar Kanding; Hildur Guðnadóttir; João Domingos Bomtempo; Johann Sebastian Bach; Pan Sonic; Pleq; William Basinski.

Design gráfico: Ester Gonçalves

Produção: Margarida Belo Costa

Apoio à produção: Teresa Alves da Silva

 

Residência artística: CAB - Centro Coreográfico de Lisboa, Lisboa PT APOIOS CAB - Centro Coreográfico Lisboa e Fundação Maria Magdalena de Mello.

Apoios: CAB - Centro Coreográfico Lisboa e Fundação Maria Magdalena de Mello.

Agradecimentos: CAB - Centro Coreográfico Lisboa; Fundação Maria Magdalena de Mello; Inês Pedruco; Paula Garcia e Pedro Alves.

 

Crédito Fotográfico: Carlos Fernandes

Outras informações

M/6

Preço: 5,00 euros