14
mai2022
21h30 Até 22h30

Marta Menezes | Recital de Piano

Torres Vedras
Teatro-Cine de Torres Vedras Teatro-Cine de Torres Vedras
Música

Sinopse

Marta Menezes apresenta um recital onde grandes compositores europeus se cruzam com grandes compositores portugueses. O programa abre com duas sonatas de Carlos Seixas, com a frescura e virtuosismo que caracterizam este compositor, às quais se seguem as exuberantes Variações Eroica, de Beethoven. Um diálogo entre Liszt e Vianna da Motta encerra a segunda parte, com uma alusão ao nosso país pelo primeiro, na sua Feuillet d'album "Portugal", e pelo segundo, na sua Balada sobre duas melodias portuguesas.

Ficha técnica

Programa

 

C. Seixas (1704-1742)
Sonata nº 1 em Dó Maior
Sonata nº 10 em Dó Maior


L. v. Beethoven 
(1770-1827)
Variações e fuga em Mi bemol Maior, op. 35, Variações "Eroica"

F. Liszt 
(1811-1886)
Feuillet d'album S.166b, "Portugal"

J. Vianna da Motta 
(1868-1948)
Meditação

F. Liszt 
(1811-1886)
Harmonies du Soir

J. Vianna da Motta 
(1868-1948)
Balada op. 16

 

 

 

Marta Menezes

 

Vencedora do 1º Prémio no Concurso Beethoven no Royal College of Music, em Londres, e no Concurso Internacional de Piano de Nice Côte D'Azur, Marta Menezes conta ainda com outros prémios em concursos internacionais em Portugal, Espanha e França. Recebeu em 2014 a "Medalha de Prata de Valor e Distinção" pelo seu percurso enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Atuou em diversos países na Europa, nos Estados Unidos, em Cabo Verde e na China, destacando-se, nas últimas temporadas, os concertos no National Centre for the Performing Arts (Pequim), no Tianjin Grand Theater (China), em St. Martin-in-the-Fields (Londres), na Chopin Society of Connecticut (Estados Unidos), no Festival Internacional IKFEM (Espanha), no Festival Internacional de Música de Gaia e no Festival Internacional de Música de Marvão.

Como solista, apresentou-se com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orchestre Régional de Cannes, Orquestra IKFEM, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica de Thomar, Orquestra Sem Fronteiras, Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, Camerata MusArt, entre outras. Trabalhou com maestros como Pedro Neves, Pedro Amaral, Nicolas Simon, Christopher Bochmann, Louis Lohraseb, Vasco Azevedo, Gareguin Aratiounian e Martim Sousa Tavares.

Marta tem um papel activo na divulgação da música portuguesa. Fez a encomenda e estreia de várias obras de compositores contemporâneos e desenvolveu diversos projetos dedicados a este repertório. O mais recente, em 2020/21, contou com a apresentação dos 5 Concertos para Piano de Beethoven e a estreia mundial de 5 encores aos concertos, encomendados a compositores da sua geração.

Em 2015 editou o seu primeiro CD com obras de Beethoven e Lopes-Graça, com o apoio da Fundação GDA, que recebeu o prémio Global Music Award nos EUA: Silver Medal - Outstanding Achievement nas categorias de classical piano e emerging artist.

Marta fez os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa com Miguel Henriques, tendo também trabalhado com Jorge Moyano. Terminou o seu Mestrado com classificação máxima. Em Londres, fez um segundo mestrado no Royal College of Music, com Dmitri Alexeev, que terminou com distinção. Marta é doutorada pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, onde trabalhou com Arnaldo Cohen, tendo como tema do seu trabalho final as “Obras para Piano e Orquestra de Compositores Portugueses”.

Outras informações

M/6 anos

Preço: 5,00 euros

 

 

Crédito Fotográfico: Jorge Velez