19
Apr2021 Monday
19h19 Até 20h19

Marta Menezes- Recital de Piano

Leiria
Teatro José Lúcio Da Silva Teatro José Lúcio Da Silva
Música

Sinopse

39º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA

Eroica. Que revela heroísmo. Que revela grande coragem. Que enfrenta o perigo com valentia. Que revela grandeza de espírito, força de carácter.

Este foi o ponto de partida para o programa deste recital. Uma escolha que celebra a coragem e força necessárias para lidar com situações inesperadas. Mas também uma escolha que denota esperança, e que celebra o encontro com as nossas raízes mais próximas, neste caso, através da música ibérica. O recital abre com as magníficas Variações e Fuga op. 35 de Beethoven, sobre um tema que o compositor usou posteriormente no último andamento da sua imponente Sinfonia no 3, Eroica.

Segue-se a conceção de Liszt acerca da lenda de S. Francisco de Paula a caminhar sobre as ondas, uma obra que emana misticismo e um sentido de grandiosidade e sublimação. O programa prossegue com a Sonata para piano do compositor português Artur Santos. A obra foi premiada no “Concurso Beethoven”, de composição, no Conservatório Nacional de Lisboa, e é uma das poucas que escreveu para piano, mas que revela um traço e um caráter bem português. O recital termina com uma seleção de obras da Suite Española de Albéniz, que nos presenteia com a riqueza dos estilos musicais de diferentes regiões de Espanha e que nos aproxima desse lado mais terreno e autêntico da vida, trazendo um final “fresco” e revigorante a este recital.

Biografia

MARTA MENEZES

Vencedora do 1º Prémio no Concurso Beethoven no Royal College of Music, em Londres, e no Concurso Internacional de Piano de Nice Côte D’Azur, Marta Menezes conta ainda com outros prémios em concursos internacionais em Portugal, Espanha e França. Recebeu em 2014 a “Medalha de Prata de Valor e Distinção” pelo seu percurso enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Marta apresenta-se regularmente em concertos a solo, de música de câmara e com orquestra, tendo actuado em diversos países na Europa, nos Estados Unidos, em Cabo Verde e na China. Das temporadas recentes, destacam-se os recitais no National Centre for the Performing Arts (Pequim), Chopin Society of Connecticut (Estados Unidos), St. Martin-inthe- Fields (Londres), no Festival Internacional IKFEM (Espanha) e no Festival Internacional de Música de Gaia.

Como solista, apresentou-se com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orchestre Régional de Cannes (concurso de Piano de Nice), Orquestra IKFEM, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, Camerata MusArt, entre outras. Marta tem um papel activo na divulgação da música portuguesa. Fez a encomenda e estreia de várias obras de compositores contemporâneos e desenvolveu vários projetos dedicados a este repertório. Na presente temporada, prepara a apresentação dos 5 Concertos para Piano de Beethoven, com a estreia absoluta de 5 encores aos Concertos, encomendados a compositores da sua geração, no contexto dos 250 anos do nascimento de Beethoven.

Em 2015 editou o seu primeiro CD com obras de Beethoven e Lopes-Graça, com o apoio da Fundação GDA, que recebeu o prémio Global Music Award (EUA): Silver Medal – Outstanding Achievement nas categorias Classical Piano e Emerging Artist. Marta fez os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi aluna de Miguel Henriques, tendo também trabalhado com Jorge Moyano. Terminou o seu Mestrado com classificação máxima. Em Londres, fez um segundo mestrado no Royal College of Music, com Dmitri Alexeev, que terminou com distinção. Marta é doutorada pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, onde foi aluna de Arnaldo Cohen, tendo como tema do seu trabalho final as “Obras para Piano e Orquestra de Compositores Portugueses.


Programa

| L V. BEETHOVEN

VARIAÇÕES E FUGA EM MI BEMOL MAIOR,

  1. 35, “VARIAÇÕES EROICA”

 

| F. LISZT

  1. FRANÇOIS DE PAULE MARCHANT

SUR LES FLOTS

| A. SANTOS

SONATA EM MI BEMOL MAIOR

  1. Allegro con brio
  2. Lento e con dolore

III. Scherzo: Allegro

  1. Allegro vivace

 

| I. ALBÉNIZ

SUITE ESPAÑOLA OP. 47 (SELECÇÃO)

  1. Granada

III. Sevilla

VII. Castilla